Como usar um pedal de Delay
Como tirar o máximo do seu Delay?
Por Jorge Lopes. Delay nunca é demais e se usado em tempos diferentes então, hummm… :).
O pedal de Delay é um dos mais comuns efeitos no set de qualquer bom guitarrista que se preze. E isso, é óbvio, tem um motivo muito claro. Essa fera, tem inúmeras facetas e utilidades. Podemos dizer que, um pedal de Delay bem usado se torna um dos pedais mais versáteis de qualquer set de pedais.
É com um pedal de Delay que você vai conseguir criar um bom clima psicodélico (como o David Gilmour), criar uma camada densa de repetições ( como o The Edge) ou dar ao seu timbre um som mais rico e cheio. Além disso, você pode usar o seu Delay para criar uma boa ambiência como falei aqui no Blog da Django Pedais.
O Pedal de Delay:
Desde que vimos as suas primeiras aparições, em forma de uma grande caixa que usava uma fita magnética para fazer o efeito, o pedal de Delay nunca mais saiu do dia a dia dos guitarristas. Naquela época (fim da década de 60, início da década de 70) o Jimmy Page, por exemplo, ja fazia um uso extensivo desse efeito e, mais tarde, o Pink Floyd e as guitarras psicodélicas do David Gilmour levaram o uso do efeito a um novo patamar. Mais tarde, o The Edge veio pra mostrar que ainda existiam muitas outras maneiras de se aproveitar o Delay. Combinou o uso de delay longo e curto como ninguém e mostrou que esse efeito da sim para ser usado em solo, base, melodia…etc. Mas vamos falar um pouco sobre como usar esse efeito;
Os principais controles de um Delay
A maioria dos pedais de Delay, apesar de terem normalmente arquiteturas muito diferentes, usam basicamente os mesmos controles para a configuração do efeito. Se por acaso o seu pedal tiver algum outro controle que não for mencionado aqui e você tiver dúvidas sobre como usá-lo é só perguntar nos comentários.
Dessa forma, vamos falar aqui hoje basicamente sobre três controles, Delay, Feedback e Mix.
1. O controle de Delay
Quer saber onde você pode decidir o tempo exato entre cada repetição? O controle responsável por determinar esse intervalo é o controle de Delay. Em alguns pedais esse controle pode estar com o nome Time.
O controle de Delay determina qual o intervalo entre cada repetição, dessa forma você tem a opção de configurar o seu pedal de Delay para responder em repetições muito rápidas (bom pra um Rockabilly) ou para repetições muito longas, que lembram um bom Echo.
O uso do controle de Delay está totalmente ligado ao andamento da música na qual ele está sendo usada. Por isso, alguns fabricantes de pedais preferem referenciar esse controle em termos de BPMs mesmo de intervalos (colcheias, semi-colcheias, etc). Por exemplo, tente usar um Delay em música onde você configure o controle de Delay do seu pedal para um tempo totalmente diferente. Muito provavelmente a sua guitarra vai ficar totalmente deslocada do restante da música.
Sempre que falamos de uso de Delay, alguns guitarristas são exaustivamente lembrados, como é o caso do The Edge. Ele é um exemplo de como é importante ser preciso com relação ao controle de Delay e o tempo das músicas que você está compondo e/ou executando.
Esse é um dos controles mais úteis e consequentemente mais importantes de todo pedal de Delay, por isso é extremamente importante que você domine, seja mestre, no uso do controle de Delay.
2. O controle de Feedback
Agora, que você já sabe e domina o uso do controle de Delay, nós temos mais dois (pelo menos) para aprender. No seu pedal de Delay, muito provavelmente você tem um controle chamado de Feedback, certo? Pois bem, esse é outro controle bastante importante do seu pedal de Delay e que vai te ajudar muito a conseguir ótimos timbres a partir dele.
A principal função do controle de Feedback é determinar por quanto tempo o Delay continuará repetindo. Ficou confuso? Tudo bem, eu explico: Sabe quando você toca apenas uma nota com o Delay ligado e deixa ela soar por algum tempo? Nesse tempo a repetição acontece e vai diminuindo, diminuindo até acabar, certo? Então, esse tempo que leva entre a hora que você toca e o momento em que as repetições param por completo é o Feedback do seu Delay. Ou seja, quanto mais aberto estiver o seu controle de Feedback mais tempo vai levar até a sua repetição cessar por completo.
O Feedback Infinito: Note que alguns pedais de Delay tem uma função muito bacana para quem gosta de experimentar com sons diferentes. Essa função é conhecida como Infinite Feedback. Basicamente ela consiste em fazer com que a repetição não acabe. Ela vai re-alimentando o estágio das repetições até que o volume comece a aumentar novamente. É um efeito para ser usado com cuidado pois o volume pode chegar a níveis incríveis! Vale a pena tentar
3. O controle de Mix
Até aqui você já leu sobre a função do controle de Delay e do controle de Feedback no seu pedal de Delay. Agora é a hora de falarmos do último e muito importante controle. Certamente se você olhar agora o seu pedal de Delay você verá um controle chamado Mix (ou Blend ou Volume), certo? E você domina totalmente o uso desse controle? Se não, vamos falar a respeito. É muito comum o controle de Mix ser confundido com um simples controle de volume, mas na verdade de controle de volume convencional ele tem pouco.
O controle de Mix atua principalmente no volume das repetições produzidas pelo seu pedal de Delay. Para você ter uma melhor noção, plugue o seu Delay e toque ele com o controle de Mix quase todo fechado. Provavelmente as repetições ja se iniciaram em um volume bem baixo e foram só diminuindo a partir daí, certo?
Agora faça o inverso, e toque com o controle de Mix quase todo aberto. A primeira coisa que você notará é, o volume da guitarra sai com o mesmo volume. No entanto o volume das repetições começará com volume ainda mais alto do que o volume da guitarra a principio e, a partir dai ele vai diminuindo até desaparecer. Deu pra perceber a sutileza do controle de Mix do seu Delay?
É aqui que mora o segredo entre usar o seu Delay para uma ambiência (controle de mix se aproximando do mínimo) ou para um efeito mais pronunciado e presente com o controle de mix acima da metade da curva.
Qual Pedal de Delay eu utilizo
Depois de muitos anos tocando guitarra e ter testado muitos pedais de Delay, tiveram poucos que eu realmente gostei e senti que adicionaram algo ao meu som, no entanto esse ano eu tive a oportunidade de completar o meu set com o pedal que melhor se encaixou nas minhas expectativas para um Delay até agora, e foi o Get Back. A versatilidade, timbre fantástico e facilidade de uso foram características determinantes para mim.
Se você gostou do Get Back, você pode conseguir o seu com a Django Pedais Aqui.
____________________________
E ai, quais pedais de Delay vocês usam ou quais estão pensando em adicionar ao set de vocês? Como vocês usam os seus pedais de Delay?
Diga ai nos comentários!