Como cortar a mix?
Se você ja tocou ou toca atualmente em uma banda muito provavelmente ja se perguntou sobre qual a melhor maneira de fazer a sua guitarra cortar a mix!
Mas perai, o que é “Cortar a mix?”
Cortar a mix é fazer a guitarra se destacar no meio de toda a banda de uma maneira coesa, sem que haja uma diferença grande de volume ou perda da característica da música em execução.
Sendo assim, é importante fazer com que a guitarra continue desempenhando um bom papel no contexto da banda, para a partir dai, explorar os aspectos que vão ajudar com que a guitarra possa finalmente cortar a mix!
Por isso hoje vou falar de alguns aspectos que tem papel fundamental no equilibrio da mix de uma banda, como a guitarra é influenciada por esses aspectos e como lidar com eles da melhor maneira para tirar o melhor som com a sua banda!
Os espectros de frequência de cada instrumento
Como mencionei anteriormente, cada instrumento possui um espectro de frequências característico que faz com que tal instrumento ocupe um determinado “espaço” dentro do contexto de uma banda.
Mas o que isso quer dizer de fato?
Isso significa que, se você colocar dois instrumentos com características semelhantes, desempenhando papéis semelhantes você pode gerar uma confusão na sua mix fazendo com que o resultado soe incoerente, confuso e muitas vezes embolado.
Uma maneira simples de entender como essa separação normalmente ocorre é o seguinte;
Pegue um disco qualquer que tenha uma boa gravação em estéreo e coloque pra rodar;
Com um fone, repare em cada instrumento.
Veja que as várias peças da bateria emitem sons a partir de direções diferentes.
Uma guitarra parece estar um pouco mais para um lado.
O teclado para o outro.
O baixo centralizado.
E por ai vai.
Essa técnica básica usada em gravação serve para dar um lugar a cada instrumento fazendo com que um não se confunda ou conflite com outro de características semelhantes.
Com qual instrumento a guitarra está competindo?
Com base no que vimos acima, é interessante termos uma boa ideia de quais são os outros instrumentos que trabalham em faixas semelhantes às nossas guitarras para que possamos evitar confusão e consigamos cortar bem a mix sempre mantendo a coesão no nosso som!
Você já está se perguntando como saber quais instrumentos estão na mesma faixa de frequência, certo?
Calma, vou dar algumas dicas! Vamos lá!
Existem alguns instrumentos que, classicamente, se posicionam dentro de um espectro de frequência semelhantes ao ocupado pela nossa guitarra elétrica. São eles:
Teclado:
O teclado muitas vezes trabalha em faixas bastante parecidas com as usadas pela guitarra e, dependendo da circunstancia pode fazer com que os dois instrumentos tenham problemas para de fato cortar a mix!
Em alguns casos existe um outro fator agravante relacionado ao teclado que é a função.
Mas o que isso quer dizer?
Estou me referendo às situações onde o teclado deve desempenhar um papel relativamente semelhante ao desempenhado pela guitarra, seja esse um solo, base ou um acompanhamento. Esse é um exemplo clássico onde os dois instrumentos vão conflitar na mix
Clarinete/trompete/sax;
Um caso menos comum em termos de conflito com as nossas guitarras são os instrumentos de sopro. Esses casos são mais incomuns por dois motivos essenciais;
Primeiro; o uso de instrumentos de sopro não é tão popular hoje em dia quanto era a algumas décadas
Segundo; a função desses instrumentos em uma banda normalmente é bastante diferente da função desempenhada pelas guitarras.
E é exatamente ai que está o pulo do gato!
No caso dos instrumentos de sopro o conflito vai acontecer apenas nas situações onde a guitarra e o metal é usado para desempenhar exatamente o mesmo papel e, nessas situações, meu amigo, eu posso te garantir que a sua guitarra vai sumir!
Voz;
Mas perai! Voz? Sério?
Seríssimo, meu caro.
Existem algumas situações bem específicas onde a voz pode causar uma confusão com os trechos de guitarra e, como você ja deve estar adivinhando a essa altura, tudo isso depende da função que a guitarra estiver exercendo na música em questão.
Ou seja, se a guitarra tenta fazer uma harmonia igual ao da voz, usando mesmo tom e afinação é muito provável que as coisas embolem.
Mas veja bem, não se trata de uma regra!
Existem bons exemplos de músicas que conseguiram usar isso ao seu favor, mas são exceções!
O que fazer para a guitarra se destacar?
Logicamente a próxima pergunta que você se faz é;
Mas como eu posso cortar a mix?
A resposta mais rápida é que isso depende da circunstância. Mas se você prestar atenção em alguns aspectos importantes, com certeza você vai conseguir tirar um timbre sensacional da sua guitarra, desempenhar um melhor papel na sua banda e fazer o som geral ficar muito melhor.
Função;
Fique sempre de olho na função que o seu instrumento desempenha ou vai desempenhar a cada música e analise como ele se equipara aos outros instrumentos.
Será se você e o tecladista vão tocar basicamente a mesma coisa?
Talvez nessa circunstância você deva usar o contra-tempo ao seu favor, ou usar um outro arranjo.
Ou talvez você pretenda fazer um arranjo cuja harmonia é muito semelhante à que o vocalista vai cantar, certo?
Nesse caso vale a pena tentar usar um timbre diferente que complemente o timbre de voz dele, e por ai vai.
Timbre e frequências;
Como ja mencionado antes, alguns instrumentos compartilham do mesmo espectro de frequências e dai você vai precisar usar a criatividade para conseguir evitar que haja uma confusão entre os timbres.
No caso da guitarra as possibilidades são várias e tudo depende do timbre e tipo de música que você vem tocando, no entanto existem algumas dicas;
Sempre que perceber que a sua guitarra se confunde com outro instrumento, você pode tentar os mesmos arranjos mas executá-los em uma oitava diferente (acima ou abaixo) de maneira que você consiga adicionar algo à música sem sair do contexto.
Outra possibilidade é adicionar algum efeito que traga o seu timbre para um novo nível. Talvez você possa sair do timbre limpo e usar um crunch leve, ou adicionar um tremolo àquela parte mais calma da sua música, ou até mesmo usar um delay leve. Várias possibilidades!
E o volume?
Você viu que até agora eu sequer citei o volume, certo?
Tem um palpite do motivo pelo qual eu não falei a respeito?
A resposta é simples; apesar de parecer a ação mais intuitiva (aumentar o volume) essa é de longe a menos efetiva e também a que mais degrada a qualidade do som da banda no geral.
O destaque dos instrumentos na mix acontece com base na separação das funções dos instrumentos dentro do contexto, assim como em uma boa mixagem no caso de gravações e shows com equipamentos completos.
Tudo isso junto e bem usado, vai entregar um som de muito melhor qualidade, coeso, com volume agradável e timbre impecáveis!
Conte pra mim nos comentários como você faz para cortar a mix quando toca com uma banda!
Uma abraço.
Jorge