Um passo simples para alavancar o seu momento de prática usando Backing Tracks!
Por muito tempo eu toquei de maneira aleatória, até o dia em que entrei na minha primeira banda; a partir dai o foco mudou e eu tinha um objetivo simples e claro para atingir; Tocar bem as músicas do repertório da minha banda.
Desde então algumas bandas foram e vieram e por várias vezes (como agora) passei por um bom tempo em que não estava tocando com ninguém.
É nessa hora que sempre me surge a pergunta: Como praticar da melhor maneira?
O fato de não estar em uma banda, não ter sessões de ensaio periódicas, não ter a importantíssima interação com outros músicos, a oportunidade de tocar em uma Jam, etc.
Isso tudo faz muita falta pro músico que se habituou, e essa falta pode levar a uma situação onde você, músico, fique parado sem alavancar ainda mais as suas habilidades na guitarra.
Nessa hora você já deve estar perguntando; Mas como fazer para continuar desenvolvendo minhas habilidades na guitarra sem uma banda?
No post anterior, eu falei sobre o quanto é importante ter foco na guitarra e se dedicar, mesmo que por pouco tempo, a praticar com a guitarra periódicamente, certo?
Então hoje vamos falar de como tirar melhor proveito do tempo que você passa com a sua guitarra!
Como você costuma praticar?
Você ja parou para reparar em como você pratica com a guitarra?
Você chega, liga o amplificador, pega a guitarra, se posiciona, e ai? O que você toca?
Você toca alguns riffs aleatórios até ficar entediado e parar?
Ou toca alguma música que está no seu repertório (na sua cabeça) até se cansar e parar?
Ou talvez você separe uns bons minutos para se sentar com a sua guitarra e tentar compor algo novo. É o seu caso?
Entender como você pratica é passo muito importante para você conseguir entender qual a maneira funciona melhor para você, nas situações onde você não tem a oportunidade de tocar com uma banda.
Hoje eu vou mostrar pra você como usar Backing Tracks para alavancar o seu tempo de prática e tornar a sua rotina de estudos muito mais proveitosa. Saca só:
O que são Backing Tracks?
As Backing Tracks existem a bastante tempo e são usadas por músicos dos mais variados instrumentos como uma maneira de enriquecer o momento da prática.
Basicamente são arquivos de áudio onde a faixa de um dos instrumentos é retirada, para que você possa acompanhar a música, tocando o instrumento faltante.
A ideia básica por trás das Backing Tracks é te colocar em um contexto de uma banda, mesmo que você não tenha oportunidade de tocar em uma. E funciona na grande maioria dos casos!!
Muitos puristas vão dizer;
“Ah, mas uma backing track nunca vai substituir uma banda. Nunca vai substituir uma jam. Onde fica a improvisação?”
É óbvio que uma backing track não vai conseguir salvar em todos os aspectos. Mas se você fez comentários parecidos com esses, eu sugiro uma coisa;
Tente usar esses argumentos com alguém que trabalhe durante o dia inteiro, chega em casa as 19hrs e mora em apartamento.
Você verá o que esse guitarrista vai te dizer.
Para esse guitarrista, as Backing Tracks são uma bênção!
Qual o benefício em usar Backing Tracks?
Se você não toca em uma banda atualmente, certamente está perdendo uma das maneiras mais eficientes e divertidas de aprender e se tornar cada vez melhor como guitarrista.
Tocar em uma banda, perceber e participar da interação entre os diferentes instrumentos, ter a oportunidade de improvisar sobre padrões, são todos aspectos que fazem com que essa maneira seja a mais eficiente para o seu desenvolvimento na guitarra.
Mas eu sei muito bem que, para muitos de nós, tocar em uma banda não é exatamente uma opção no momento.
Felizmente temos cada vez mais e melhores recursos a nossa disposição para tornar as coisas mais fáceis e eficientes e uma delas são as Backing Tracks!
Hoje espalhados pela internet nós temos vários sites que disponibilizam Backing Tracks gratuitamente de maneira muito organizada e com qualidade sensacional!
Basicamente o que você precisa é saber que música que tocar/aprender a tocar, fazer uma busca rápida no google e baixar. Pronto, você tem tudo que precisa para iniciar a sua prática.
Praticar na guitarra usando Backing tracks traz uma série de benefícios ao guitarrista e, principalmente adiciona uma camada de novidade na sua rotina de treinos na guitarra. Os melhores benefícios que eu vejo nessa prática, são;
- A oportunidade de praticar sempre em um contexto de banda.
- Aumenta a habilidade de tocar sem mantendo no tempo correto
- Aumento da sua biblioteca de Riffs, músicas e solos
- Aumento da sua capacidade de improviso
E esses benefícios podem ser ainda maiores. Tudo depende de como você pratica com a sua guitarra.
Como eu uso Backing Tracks?
Existem algumas maneiras para que você possa usar as Backing Tracks e você deve escolher a maneira que funcionar melhor para você e sua realidade.
Separei três modos que são bastante comuns para usarmos as Backing Tracks e vou explicar um pouco sobre como utilizar cada um deles, veja só;
Usando uma Backing track com o seu sistema de som:
Se você tem um bom sistema de som, pode optar por usá-lo junto do seu amplificador, de maneira que, no seu sistema de som você toque a Backing Track, enquanto o seu amplificador fica responsável por soltar o som da sua guitarra!
O único ponto negativo dessa opção é a limitação relacionada ao barulho.
Você dificilmente conseguirá usá-la em apartamento ou tarde da noite. Por outro lado você praticará as suas habilidades de timbrar o seu amplificador para chegar nos timbres que busca.
Usando uma Backing Track com a guitarra plugada no computador:
Se você tem em mão uma interface de áudio ou qualquer outro equipamento que permita que você conecte a sua guitarra ao seu computador, então você tem mais uma excelente opção para praticar usando Backing Tracks.
Nessa situação você pode usar um software como o Amplitube, ou qualquer outro simulador de amplificadores/efeitos e, além dele usar um player de áudio qualquer para soltar a backing track enquanto você a acompanha tocando na sua guitarra e monitorando tudo pelo fone.
A melhor parte dessa opção é poder praticar mesmo de madrugada, ou em apartamentos, onde um amplificador a todo volume não seria muito bem vindo.
Usando uma Backing Track com o iRig:
A alguns meses eu finalmente tive a oportunidade de por as mãos e testar bastante uma novidade; o iRig.
Basicamente o iRig é uma mini interface que serve para que você use o seu iPhone/iPad para simular amplificadores e efeitos e poder tocar em qualquer lugar com uma qualidade razoável.
Achei o iRig sensacional para o que ele se propõe e, hoje, ele realmente me quebra muito o galho em situações onde eu não posso tocar plugado no meu amplificador. Além disso, as simulações são bastante boas e servem para te dar boas ideias de timbres de vários equipamentos diferentes.
No amplitube, que acompanha o iRig, você tem a opção de usar as faixas que estão no seu Smartphone/tablet para tocar junto. Basta adicioná-las ao itunes, encontrá-las através do amplitube e dar play.
Tudo funciona muito bem e de uma maneira muito simples. Vale muito a pena e, assim como na opção anterior, você consegue usar mesmo em situações onde não pode fazer barulho com a sua guitarra.
* * * * * * * * * * *
Agora é a sua vez!
Me conte ai como você pratica usando backing tracks.
Qual método funciona melhor pra você?
o que falta pra ser ideal?
Um abraço
Jorge
PS. O site Free Guitar Backing Tracks é um excelente ponto de partida para você baixar as suas primeiras Backing Tracks