A diferença entre saber tocar guitarra e apenas saber tocar algumas músicas
“Você sabe tocar guitarra?” O professor perguntou.
“Errr…não muito. Mas sei tocar umas músicas…” Respondeu o aluno.
Fala meu caro. Me responde a seguinte pergunta:
Você consegue reconhecer o diálogo acima?
Acha que isso é comum? Bastante!
Na maioria dos casos, a faísca que desperta a vontade de pegar a guitarra e sair tocando acontece quando ouvimos uma música marcante, ou quando vemos um guitarrista famoso tocando pela primeira vez, etc. Como foi muito bem abordado num artigo recente num artigo de uma revista americana.
E sendo assim, nada mais natural do que começar na guitarra aprendendo a tocar as músicas que nos inspiraram a pegar o instrumento pela primeira vez, certo?
Claro.
O problema começa quando aprender músicas é a única coisa que fazemos por anos a fio!
Eu atualmente acredito que essa realidade acontece com a grande maioria de nós guitarristas, assim como também acontece comigo.
O resultado disso na maioria das vezes é você sentir que está parado no tempo e não se desenvolve mais.
O que é saber tocar guitarra?
Nessa hora você já deve estar se perguntando:
“Ok, mas o que exatamente é saber tocar guitarra então?”
De maneira muito básica eu diria que saber tocar guitarra consiste em entender o que você está fazendo no momento em que executa uma música qualquer.
E o que que isso quer dizer?
Que você realmente entender os quês e porquês por trás da música que está tocando e a partir dai sabe como improvisar, compor e derivar o que for necessário a partir disso.
“Ah, mas eu não quero ser nenhum guitarrista de Jazz ou coisa do tipo…” você deve estar pensando.
Mas será se aprender a tocar guitarra é um exercício que só vale a pena para quem realmente toca profissionalmente? Ou toca estilos mais avançados como Jazz e afins?
Acredito que não.
O estudo constante te traz muito mais conhecimento (e consequentemente prática) que dificilmente você irá adquirir de outra maneira.
O simples fato de estudar (e praticar) periodicamente e frequentemente já te fará dar um salto na sua qualidade como Guitarrista.
E seja você profissional ou não, guitarrista de Jazz ou de Rock, você quer ficar melhor, certo?
Você quer saber tocar guitarra ou só tocar algumas músicas?
Mas então eu te pergunto: “O que você quer afinal?”
Se a sua resposta for algo como: “Queria improvisar melhor, saber solar e tal…”
Então eu acredito que você quer realmente aprender tocar guitarra, certo? Pois essa é a real maneira de conseguir fazer as coisas mencionadas acima de maneira eficiente.
Vamos considerar que você realmente tenha aceitado a ideia de que aprender a tocar guitarra é o caminho para você ser o guitarrista que deseja ser. Se esse for o caso eu te recomendo a leitura do artigo que postei a um tempo atrás sobre como praticar guitarra.
Por outro lado, nessa hora você já pode estar pensando “Mas eu não quero ter que estudar teoria, praticar com metrônomo e bla bla bla só pra poder improvisar melhor”
Se esse pensamento realmente passou pela sua cabeça, então meu amigo o que eu tenho a te dizer é que você está destinado a improvisar usando a pentatônica menor pelo resto da sua vida. ( não que isso seja necessariamente ruim, mas…)
Então se atualmente você sente que está parado no que diz respeito ao seu desenvolvimento como guitarrista, chegou a hora de decidir:
Você quer aprender a tocar guitarra ou apenas tocar algumas músicas?
O que é preciso para saber tocar guitarra?
Considerando que você tenha concordado com a ideia de que a melhor maneira para melhorar como guitarrista é realmente aprender a tocar guitarra, você já deve estar se perguntando:
“Afinal, como eu faço pra aprender a tocar guitarra?”
A resposta para essa pergunta pode ir desde um simples “procure um professor” até a métodos e dicas variados de maneiras diferentes de se aprender e tal.
O que eu posso fazer por você é compartilhar aqui os passos que eu estou tomando e que estão funcionando muito bem no meu caso.
Para iniciar o aprendizado, eu quebrei o processo em 4 passos básicos:
- Definir o que eu quero aprender
- Definir o material e o método usado
- Definir como praticar e quanto tempo
- Praticar exatamente como planejado
Definidos os três primeiros passos mencionados acima, o que resta é por em prática no quarto passo com muita disciplina.
E é exatamente nessa etapa que você precisa ignorar toda a sua vontade de procurar um novo método ou abrir o facebook, ou até mesmo usar a desculpa de tocar outra coisa.
O seu tempo de prática só tem um objetivo claro e simples. Praticar usando o material e o método que você escolheu!
Simples, certo?
Se você ficou curioso sobre como eu defini os passos acima para o meu caso, eu detalhei isso no artigo que publiquei a algumas semanas.
* * * * * * * * * *
Agora a pergunta que não quer calar:
Você quer saber tocar guitarra ou tocar algumas músicas?
Conte nos comentários.
abraço.
Jorge