Perguntas Respondidas – Equalização e Potência do Valvulado
Fala Galera, tudo bem? Espero que tudo ótimo.
Olha só, hoje eu estou escrevendo um post diferente que pretendo fazer aparecer com mais frequência por aqui.
Se trata de um post com resposta de perguntas de leitores como você enviadas através do banner na lateral do site.
Selecionarei as melhores perguntas (mais bem escritas e de melhor conteúdo) e colocarei aqui junto com a minha resposta.
Vamos então às duas primeiras:
1 . Colocar o amplificador valvulado todo flat (posição de meio dia) anula as características do amplificador?
Essa pergunta foi enviada a mim pelo leitor Alexandre. Vamos a ela:
A resposta rápida e simples é não.
Esse é um dos maiores mitos que já ouvi e infelizmente vejo que as pessoas continuam espalhando por ai que o simples fato de deixar o amplificador flat irá fazer com que o pré haja como se estivesse em bypass o que é muito incorreto.
Todo pré amplificador tem suas características principais derivadas da maneira como é construída e de todo o projeto como um todo.
O fato de as configurações estarem flat, na maioria dos casos significa que a equalização não está enfatizando nem cortando nenhuma banda específica de frequências, mas não influencia em nada em como o pré amplificador trata o sinal em seus outros estágios.
Cada pré amplificador tem uma curva de resposta específica que será aplicada ao sinal da guitarra de qualquer forma.
O papel do controle de equalização é definir quais as bandas de frequência vão ser atenuadas ou enfatizadas. Essa ação normalmente acontece dentro do Range de trabalho do pré amplificador.
Sendo assim, não existe uma maneira onde seja possível fazer um bypass no pré amplificador unicamente usando as configurações de equalização.
Por favor notem que existem diferentes tipos pré amplificadores que trabalham com princípios diferentes. A minha resposta se baseia no principio de funcionamento da maioria dos amplificadores valvulados comerciais.
Caso queira usar uma pedaleira como pré amplificador, ou mesmo um pedal que tenha essa característica ao invés de usar o pré amplificador do seu amplificador?
Para isso você pode facilmente usar o loop de efeitos do seu amplificador.
Basta ligar a sua pedaleira ou o seu pedal direto na entrada do amplificador de potência e mandar brasa.
2. Como escolher um amplificador (de preferência valvulado) que tenha Headroom com pouco volume.
Essa pergunta me foi enviada pelo Luciano, que está na procura do seu próximo amplificador valvulado.
Se tiver dúvidas sobre o que é Headroom, veja o post que fizemos a respeito aqui.
Como já sabemos, quanto menor a potência de um amplificador valvulado, mais cedo ele vai se saturar.
Essa é, na maioria das vezes uma vantagem da qual vários guitarristas tiram proveito quando em estúdio para gravar timbres muito saturados sem ter que abusar de volumes altíssimos.
No entanto quando vamos para uma situação onde não podemos ter volume alto e, por outro lado também queremos tem um timbre limpo razoável no nosso amplificador ai a coisa complica um pouco.
Existem algumas possíveis opções nessa situação. Vamos explorar cada uma:
Amplificador para usar com timbre sempre limpo
Na primeira situação vamos considerar que o Luciano quer usar apenas o timbre limpo do amplificador (deixando os drives por conta dos pedais).
Sendo assim, a minha sugestão seria partir para uma opção entre 4 a 10 watts (no máximo), parecido com o que fiz no meu caso e já contei aqui antes.
Uso um Vox AC4 onde a baixos volumes consigo um timbre limpo com bons agudos, que inclusive uso para algumas gravações.
Quando preciso de saturação, sempre lanço mão do meu overdrive para dar uma saturada nas válvulas da criança.
Claro que a escolha da potência do amplificador aqui vai variar de acordo com a sua possibilidade.
No meu caso, considerando que moro em apartamento onde o isolamento acústico entre andares não é lá essas coisas, os 4 watts valvulados, são quase altos demais em algumas situações, o que tornaria impossível o uso adequado de um com 10 watts, por exemplo.
No entanto se você puder usar um volume mais alto, mande brasa pois com uma potência maior, na grande maioria dos casos você terá um maior Headroom.
Amplificador para Timbre Limpo e Crunch
Aqui já começamos a entrar em um segmento complicado.
Conseguir um timbre saturado de um valvulado normalmente consiste em aumentar o volume para causar a saturação desejada.
Como um dos nossos fatores limitantes aqui é o volume com o qual podemos trabalhar, então a conclusão é que amplificadores de potências maiores estão automaticamente fora da nossa lista.
Em tais circunstâncias a minha sugestão seria para focar em amplificadores com menos de 10 watts.
Conseguir saturar em volume um amplificador de 10 watts resultará em um volume ALTO. Suficiente para encher um pequeno clube ou um bar razoável. Imagino que isso seja mais que você pode fazer em seu apartamento, certo Luciano?
Amplificador para timbre saturado
Se a ideia for usar o amplificador apenas para timbres bem saturados, dai temos opções mais bem definidas.
Quando queremos apenas o timbre saturado, podemos buscar amplificadores com potências cada vez menores. – Brian May ficou famoso por usar amplificadores valvulados entre 3 e 5 watts em estúdio para gravar os clássicos do Queen que conhecemos
Um amplificador valvulado de 3 ou 4 watts pode te dar timbres muito bons de Overdrive e distorção sem que para isso você precise ficar surdo com volumes altíssimos.
Ter em mãos um amplificador de potência realmente baixa lhe permite usá-lo quase no limite por muito tempo sem deixar os seus vizinhos loucos!
* * * * * * * * *
E ai, quais as suas opiniões a respeito?
Tem boas perguntas? Clique no banner ao lado e capriche na pergunta. As melhores aparecerão aqui freqüentemente.
Um abraço.
Jorge