A posição do overdrive no set de pedais
Por Jorge Lopes. Sim, uso um overdrive no começo da cadeia.
Fala galera, a um tempo atrás eu falei por aqui sobre a ordem do set de pedais e onde posicionar cada. Hoje eu to aqui pra falar um especificamente a respeito da posição do Overdrive e do papel dele no set de pedais. Recomendo altamente que, antes de começarmos, todo mundo esteja ai com o conceito sobre overdrive de base bem fresco na cabeça pois ele será muito útil para a gente analisar o nosso set de pedais, certo?
1 – Overdrive no início ou no final da cadeia
A primeira coisa importante a respeito de posicionar o overdrive no seu set de pedais é conhecer bem as características do seu overdrive e do seu set de pedais em si. Sendo assim é importante de saber se o seu overdrive é um bom Overdrive de base ou não. Se for um bom overdrive de base, você está em uma boa posição para escolher se você quer usar ou não o seu overdrive no inicio ou no final da cadeia.
Usando o seu overdrive no final da cadeia, pode funcionar mesmo como se fosse um pré amplificador saturado ao final do seu set de pedais, ou seja, todas as interações realizadas pelos efeitos do seu set de pedais irão chegar ao seu overdrive e interagir com ele. Tenho apenas uma ressalva; Eu não costumo e não gosto de usar nenhum pedal de buffer antes do drive (exceto por pedais que tem um buffer em seu circuito). Digo isso pelo fato de sentir uma pequena perda na dinâmica da interação do guitarrista com o instrumento e o resultado na quantidade de drive.
Se o seu pedal não é um bom overdrive de base, você provavelmente irá posicioná-lo no inicio do seu set de pedais, mas não necessariamente como o primeiro pedal. Antes de decidir se ele será ou não o primeiro pedal, dê uma olhada nos passos 2 e 3, logo abaixo.
2 – Overdrive antes ou depois do Wah Wah
Esse passo é muito importante e faz bastante diferença. Quando falamos sobre o posicionamento dos pedais no set de pedais nos citamos um pouco de como decidir onde colocar o seu drive e se seria interessante posicionar antes ou depois do pedal de Wah Wah.
Acredite ou não, mas o posicionamento do drive em relação ao pedal de Wah, faz uma diferença muito grande. Por exemplo, nos áudios relacionados à modificação do Cry Baby Wah, no último áudio temos um exemplo do Cry Baby Wah posicionado antes do pedal de overdrive. Nesse caso, você conseguirá o Wah bastante acentuado e característico trabalhando junto com o overdrive do pedal que vem logo na sequência. O casamento dos dois efeitos depende bastante dos pedais usados, por conta disso o teste torna-se ainda mais importante.
Se por outro lado você posicionar o seu pedal de drive antes do seu Wah Wah, você terá muito mais controle de dinâmica do drive, da pegada, controle da palhetada e volume. Por outro lado, essa configuração faz perder um pouco da característica vocal do Wah Wah. Mas não se assuste, o efeito ainda está lá, você ainda consegue tirar um grande timbre com o seu Wah e um Overdrive saturado, no entanto o “Wah” ficará um pouco menos acentuado, ao contrário do acontece na configuração anterior.
3 – Posicionar o Overdrive em relação ao pedal de Fuzz
Aqui temos outro ponto bastante importante. A posição em relação ao Pedal de Fuzz (caso você tenha um em seu set).
Pedais de Fuzz são classicamente muito, mas muito sensíveis mesmo aos pedais que estão logo antes deles no set de pedais. Por isso, na hora de posicionar qualquer outro pedal do seu set, é importante olhar se ele está ficando antes ou depois do pedal de Fuzz. Usualmente eu recomendo colocar o seu pedal de Fuzz como o primeiro pedal do seu set de pedais sempre que possível. Isso ajuda a tirar o máximo desses pedais, uma vez que a dinâmica, controle de volumes e tipo de captadores usados, tem um papel importantíssimo no timbre dessas feras.

Outro ponto interessante de termos o overdrive logo depois do pedal de Fuzz é que, quando acionados juntos, o overdrive irá dar ao fuzz um timbre mais focado (lembre-se do Gilmour) e com um sustain incrível. Por favor, se tiver a oportunidade teste essa configuração, o resultado é realmente fantástico.
Por outro lado, se você preferir ter o overdrive antes do pedal de fuzz, o resultado final irá variar conforme o seu pedal de drive. Eu não recomendaria por exemplo, usar um overdrive Boss antes de um Fuzz como o Tonebender, Fuzz Face etc. O resultado de colocar o seu overdrive com Buffer na saída antes de um fuzz é o som do Fuzz totalmente alterado de maneira negativa, além da total perda na dinâmica do pedal. Mais um ponto para o posicionamento depois do Fuzz. 🙂
________________________________
Seguiu cuidadosamente os três passos? Olhou todos os prós e contras de cada etapa? Então deu pra perceber que o mais importante é testar e julgar o resultado com os ouvidos. Esses três passos vão te dar um belo guia de onde partir para posicionar os eu Overdrive dentro do seu set de pedais, quais os pontos importantes a considerar e o que evitar. A partir disso, teste, teste e teste.
Ah, tão importante quanto testar é compartilhar com a gente ai nos comentários os resultados e também participar da nossa lista de emails!!
Um abraço
Jorge