Tube Screamer, o clássico que criou outros vários clássicos
Overdrives baseados no Tube Screamer
Por Jorge Lopes que,anda um pouco desiludido com tanto overdrive TS like por ai.
Fala galera, hoje é dia de falar um pouco mais a respeito dos overdrives derivados do clássico Tube Screamer. A ideia aqui é passar por alguns representantes famosos desse tipo de overdrive, que por se tornaram parte de uma categoria separada, normalmente conhecida como TS like overdrives.
Como ja falamos, todos os pedais citados aqui são de uma forma ou de outra derivadas do clássico circuito do Overdrive Tube Screamer, independente de qual seja a versão. Vamos lá:
1. Boss SD-1
Criado pela Boss, é até hoje um de seus carros-chefe. O Pedal amarelo é diretamente derivado do Tube Screamer, tendo como principal diferença o tipo de clipagem (se não sabe o que isso significa, veja um post sobre os tipos de clipagem aqui) e a atuação do controle de tonalidade. Além disso podemos ver que o SD-1 tem mais ganho e volume do que os Tube Screamer tradicionais.
Assim como o Tube Screamer, o SD-1 é largamente utilizado para empurrar um amplificador valvulado para chegar em drives mais saturados e por sinal faz isso muito bem. Veja no video abaixo essa criança em ação.
2. Fulltone Fulldrive
Considerado por muitos o melhor Overdrive de Boutique ja produzido e também presente em muitos pedalboards famosos, o Fulldrive é outro overdrive baseado no Tube Screamer que merece muito respeito. Equipado com várias opções, o Fulldrive se mostra um overdrive totalmente versátil e que adiciona algumas novas funções além do simples drive trazido pelo Tube Screamer, por exemplo:
- 3 Tipos diferentes de clipagem: Vintage, Mosfet e FM.
- Clean Booster
- Controle alterado de tonalidade que atua basicamente como um controle de Presença (Presence).
O objetivo do Fulldrive de fato é dar ao seu amplificador valvulado, um “novo canal” saturado de ganho médio, com a possibilidade de chegar a um bom ganho se usado junto com a função de booster.
Essa criança está em sets famosos como os do John Petrucci, Stone Gossard (Pearl Jam), Peter Frampton, etc.
Saquem a criança em ação:
3. Voodoo Lab Sparkle Drive
A Voodoo Lab já é suficientemente famosa por suas ótimas fontes que mais parecem tanques de guerra. No campo dos pedais tem uma presença mais tímida mas com bons pedais e um deles é o Sparkle Drive. Como o próprio site da empresa diz, trata-se de um pedal que tem a intenção de trazer o timbre clássico dos 808 (TS 808). No entanto, essa versão da Voodoo Labs traz uma novidade interessante que é o controle chamado de “Clean”.
Esse controle controla o quanto do sinal amplificado (mas não ainda comprimido) é inserido no sinal final. Isso serve primariamente para recuperar parte da dinâmica perdida com a compressão realizada pelo drive. Ao invés de ficar aqui tentando explicar como essa criança funciona e como é seu timbre, melhor ouvir no video abaixo;
– A pergunta mais importante! –
Depois de mostrar três pedais realmente interessante que nos apontam direções realmente marcantes nos sons que ouvimos eu gostaria de perguntar a vocês:
Em um teste cego (apenas ouvindo os áudios desses pedais) vocês seriam capazes de diferir um do outro e dizer qual é mais adequado ao seu som?
Conte a sua impressão ai nos comentários!
Um abraço!