Fonte de energia – Como escolher a melhor para os seus pedais?
Você cuida bem da sua fonte de pedais?
Por Jorge Lopes que não vacila em descartar uma fonte que seja um lixo
Há alguns meses eu fiz um pesquisa aqui no site (sim, naquele form ali na barra lateral) onde eu perguntei quais as fontes a galera que passava por aqui vinha usando. Dentre as opções de fontes de pedais na pesquisa, eu coloquei basicamente algumas boas opções e outras bem pouco recomendáveis, por assim dizer. O que me assustou foi a quantidade de gente (cerca de 60% das pessoas que votaram) que vem usando fontes que eu considero realmente ruins ou seja, que mais atrapalham do que ajudam. Existe uma frase muito clichê que diz que Uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco. Fazendo uma analogia com o seu set de pedais e o seu equipamento como um todo, você consegue ver o quão importante se torna a escolha e o cuidado que você da aos outros acessórios além dos pedais, guitarra e amplificadores? Sim, estou falando dos cabos e, mais precisamente, da escolha da sua fonte de alimentação.

Muitas vezes, passamos tanto tempo usando um equipamento ruim que nos acostumamos ao som (isso não quer dizer que ele passa a ter um bom som) e achar normal. Essa fadiga é totalmente normal mas você deve fugir dela como o diabo foge de cruz! Isso acontece quando usamos cabos ruins, instrumentos de qualidade e timbre não tão bons, e uma fonte para os pedais que deixa a desejar. A pior parte é que esses equipamentos muitas vezes vem empacotados de maneira a parecerem muito bons e confiáveis e é ai que mora o perigo.
Como uma fonte interfere no meu timbre?
Pra todo guitarrista, que como nós, está na busca constante pelo timbre impecável, qualquer ruído, interferência ou queda de desempenho do equipamento é um fator preocupante. Por isso, estou por aqui sempre batendo na tecla de que os detalhes são tão importantes. E é nessa que entra a nossa tão falado fonte de alimentação. Uma fonte mal projetada pode interferir de maneira negativa no seu timbre. Essa interferência pode acontecer de várias maneiras, por exemplo:
1. Filtragem ruim:
Uma fonte com filtragem ruim pode adicionar ruído vindo da rede elétrica no seu som e isso ficará muito mais evidente a partir da hora que você começar a usar um pedal de ganho. Agora se imagina ai, no ápice do seu show, e na hora que você manda ver no seu distortion, você ouve mais ruído do que o timbre matador que esperava. Isso sem falar dos momentos de silêncio onde só o ruído (muito chato por sinal) prevalece.
2. Fonte sem isolamento das saídas
Se a sua fonte é daquelas que, no mesmo cabo temos vários conectores. Péssimo sinal. A partr dessa característica nós podemos afirmar que essa fonte compartilha a mesma saída do seu transformador dentre as várias saídas que ela oferece. Dessa forma, o seu set de pedais está suscetível a um outro tipo de interferência muito muito problemático; A interferência causada pelos outros pedais.
Como saber se eu tenho uma fonte de boa qualidade?
Se você continuou lendo até aqui, há uma grande probabilidade de você estar desconfiado que a sua fonte não é lá tão boa, certo? E se você está desconfiado, existe uma grande possibilidade de, de fato, a sua fonte não ser la das melhores. Mas não se preocupe que falarei aqui de alguns testes simples que você pode fazer para saber se você está ou não sendo prejudicado por uma fonte ruim.
1. Teste da Bateria 9v:
Tenha a mão uma bateria de 9V, daquelas que se encontra em qualquer super mercado, e a conecte no seu pedal internamente ou usando um conector como o mostrado acima. Tente fazer uma espécie de teste cego usando o seu amplificador com um volume relativamente alto e veja a diferença dos níveis de ruído. Se a sua fonte não tiver uma boa filtragem, nesse momento a diferença ficará bastante evidente, com a bateria soando muito mais silenciosa do que a fonte.
2. Teste usando um pedal de Delay junto com o seu drive, distorção ou Fuzz
Esse é interessante. Plugue os seus pedais de ganho (drive, Fuzz ou distorção) logo depois da guitarra e em seguida plugue o delay. Teste os drives com ganho relativamente alto (mantendo o alto volume do amplificador) e varie com o Delay ligado e desligado. Perceba se não tem nenhum “tic-tic”no sinal. Se a sua fonte é daquelas que tem um fio com vários conectores (péssimo sinal!), tente conectar os pedais em conectores seguidos, uns bem próximos dos outros.
3. Preço
Essa é uma realidade que temos que encarar. Bons equipamentos produzidos de forma honesta não são baratos. Veja por exemplo as fontes Voodoo Labs que são caras mesmo para o público americano. É muito inocente da nossa parte acreditar que pagando 100 reais por uma fonte estaremos comprando um produto de qualidade para alimentar os nossos 5, 8 ou 10 pedais. Isso não existe.
_______________________
Mas pra finalizar me digam, com base nas descrições e testes que eu disse ai acima, as fontes que vocês vem usando são boas ou deixam a desejar? Um abraço