Tom Morello, muito inovação, pegada e um pouco de política!
As guitarras e um pouco da técnica do gênio criativo do Tom Morello.
Por Jorge Lopes que ainda não tem uma guitarra modificada como o Tom Morello mas já está providenciando 🙂
Não sei quanto a vocês, mas sempre que alguém me fala sobre guitarristas criativos nada me vem a mente além do Tom Morello e suas linhas de guitarra super diferentes. Uma coisa me chama a atenção no som tirado por ele: Ele inova muito em favor da música, ou seja, o que ele cria de diferente sempre vem para complementar a música.Para explicar o que quero dizer saquem o video abaixo:
Hoje vamos falar um pouco sobre as guitarras que ele usa e usou para fazer uma pequena revolução dentro da cena Rock e deixar muita gente de queixo caído escutando os sons que o cara tira.
O Tom Morello usou um conjunto razoavelmente pequeno de guitarras durante sua carreira tanto no Rage Against The Machine quanto no Audioslave, principalmente devido ao fato de que ele usou basicamente as mesmas guitarras nas duas fases. Então vamos às máquinas:
1. Arm the Homeless
Essa é a guitarra número 1 do Tom Morello. Em várias entrevistas ele ja falou da ligação afetiva que tem com essa guitarra.

Essa guitarra é composta basicamente pelo corpo de uma Kramer Pacer, com uma pequena modificação na região da ponte para melhorar a movimentação da Floyd Rose. Nos captadores, apesar de estarmos vendo ali dos Humbuckers, na verdade ela está equipada com dois captadores EMG single Coils que estão em case Humbucker. O braço também foi retirado de uma outra guitarra Kramer.

Além disso, como na maioria das suas guitarras, foi instalado nessa um kill switch. Esse switch corta o som dos captadores é um dos principais segredos para aqueles riffs com uma pegada Hip Hop, como pudemos ver no video anterior.
2. Soul Power
Essa guitarra é basicamente uma Fender Stratocaster. O Pickguard foi alterado e o Tom Morello usa um de metal espelhado que, em contraste com o preto da guitarra gera um efeito interessante.

Ele usa captadores Fender Noiseless no braço e no meio. Já o captador da ponte é equipado com um Seymour Duncan Hot Rails.Na ponte, essa guitarra tem o sistema Floyd Rose Edge da Ibanez que é o mesmo instalado na Arm the Homeless.
Assim como na Arm the Homless, a Soul Power também é equipada com um Kill Switch
3. Sendero Luminoso
A Sendero Luminoso é basicamente uma Telecaster mexicana 1982 sem nenhuma alteração em seu hardware. Usa captadores stock da Fender e tem braço em Maple.
O Tom Morello usa essa guitarra normalmente em músicas onde ele usa afinação em D. Apesar de parecer simples, essa é uma das principais guitarras do Tom Morello.
4. Ibanez Arstistar – Black and Red
Essa de certa forma se tornou uma das guitarras que identificam a fase do Rage Against the Machine. A Black and Red é uma Ibanez Arstistar com alguns efeitos montados na própria guitarra (Sérgio Dias feelings). Se ficou curioso sobre quais efeitos a guitarra tem embutidos saca a lista:
- Delay
- Auto-Wah
- Distortion
- Treeble booster
Além de tudo, traz a marca da excelente construção de guitarras semi-acústicas da Ibanez.
5. Les Paul Custom
Essa Les Paul é mais uma das suas guitarras que foi mantida em sua configuração original. Foi adquirida durante a fase do Audioslave e foi muito usada durante as Turnês do grupo.
Em praticamente todas as suas aparições ela foi usada com afinação Drop B, que convenhamos, não é uma afinação tão comum.
Ja usou também uma outra Les Paul Custom mas com a aparência bastante envelhecida.
6. Ibanez Roadstar II
Essa Ibanez, com característicos adesivos de Hipopótamo, ficou conhecida por ser a guitarra backup da Arm the homeless.
Traz o mesmo sistem Edge das Floyd Rose da Ibanez, vem equipada com o Kill Switch e, assim como sua irmã mais velha, traz dois captadores EMG single em forma de Humbucker. Normalmente usada em afinação padrão.
_______
Esse foi um apanhado das principais guitarras desse gigante criativo que é o Tom Morello! Alguns modelos não muito usados ficaram de fora mas vocês podem acrescentar informações ai nos comentários. E ai, o que acham das armas do cara?
Um abraço.