• Página Principal
  • O que é o Máquinas de Música?
  • Blog
  • Faça sua pergunta
  • Contato

Máquinas de Música

Melhorando o mundo da música, um guitarrista por vez.

  • Como escolher seu Amplificador
  • Como usar os efeitos
  • Entenda o seu Overdrive
  • A ordem dos seus Pedais

Máquinas de Gigantes – Jimmy Page Parte 1- As Guitarras do Mestre

18/03/2012 by Jorge Lopes 9 Comments

Jimmy Page Parte 1- As Guitarras do Mestre

Por Jorge Lopes

Jimmy Page antes de depois
Jimmy Page – Rock star desde criancinha.
Esse é o primeiro post da nossa coluna Máquinas de Gigantes, nesse coluna nós pretendemos fazer uma análise completa dos equipamentos usados pelos grandes músicos de todo o mundo. Sempre que tiverem sugestões mandem pra cá.
Hoje nós vamos papear um pouco sobre as principais guitarras do mestre Jimmy Page, espero que gostem. Postem nos comentários os detalhes que possamos ter deixado passar!

My first guitar worth talking about was a Stratocaster. Then I had something called a Grazzioso–don’t know where it came from. It was probably a Czechoslovakian version of Fender, that’s what it looked like anyway.


Foi com essa frase que o Jimmy Page respondeu à uma pergunta feita sobre suas primeiras guitarras. Aparentemente não existem muitas informações sobre essa primeira Strato da qual ele fala na entrevista, tanto que em pesquisas conseguimos apenas descobrir que se tratava, provavelmente, de um Fender Stratocaster 1957, usada em várias sessões de gravação quando ele era ainda um música de estúdio
Jimmy Page Black Beauty
Jimmy Page Black Beauty Reissue – Lançado em 2008

1960 Gibson Les Paul Custom Black Beauty:

Em 1962 o Jimmy adquiriu ao que parece a sua primeira Les Paul. O modelo Black Beauty foi usado intensamente em estúdio por ele entre 1963 e 1966, no entanto ele só começou a usá-la em turnês a partir de 1970 quando também a perdeu, roubada em um aeroporto.
Essa guitarra é construída com corpo em Mogno, escala em Ébano, 22 trastes e é equipada com 3 Humbuckers, uma surpresa quando comparada às Les Paul tradicionais.
Quando perdeu a guitarra ele postou na Rolling Stone um anúncio sobre o roubo onde oferecia inclusive uma recompensa a quem entregasse a guitarra.

1959 Fender “Dragon” Telecaster:

Jimmy Page - Tele Dragon - 1969-01-31 - FillmoreEast
Jimmy Page e sua Telecaster Dragon – 1969-01-31 – Fillmore East
1959 Fender "Dragon" Telecaster
1959 Fender “Dragon” Telecaster – A tele que passou de Jeff Beck para Jimmy Page
Essa Tele foi dada de presente por ninguém menos que Jeff Beck ao Jimmy. Era originalmente pintada com 8 círculos prateados que foram removidos dando lugar à pintura feita a mão que tornou-se muito famosa. Um dragão muito psicodélico.
Em uma entrevista a algum tempo ele afirmou ainda possuir a guitarra apesar de ela ter passado por uma “trágica” situação onde a guitarra foi pintada novamente por um amigo, o que além de estragar a pintura inconfundível da guitarra, detonou o som e a fiação da mesma. Segundo o próprio Jimmy (em meio a risos), o corpo da guitarra nunca voltará a ser visto em público, conforme ele disse em uma entrevista à Guitar World em 1998:

I still have it (referring to the Dragon Tele), but it’s a tragic story. I went on tour with the ’59 Les Paul that I bought from Joe Walsh, and when I got back, a friend of mine had kindly painted over my paint job. He said, ‘Ive got a present for you.’ He thought he had done me a real favor. As you can guess, I wasn’t real happy about that. His paint job totally screwed up the sound and the wiring, so only the neck pickup worked. I salvaged the neck and put it on my brown Tele string bender that I used in the Firm. As for the body… it will never be seen again! (laughs).

Acabamento originalmente Olympic white, braço em peça única em U, 21 trastes e corpo em Ash.

1961 Danelectro 3021:

1961 Danelectro 3021
1961 Danelectro 3021 – A guitarra da Kashmir
A Danelectro foi usada bastante pelo Jimmy desde a época dos Yardbirds, mas foi nas execuções de Kashmir, já no Led Zeppelin que ela ganhou seu maior destaque. Por muito tempo ele a usou com afinações diferentes o que conferia um timbre ainda mais peculiar a esse instrumento. Essa guitarra foi criada da junção de duas guitarras diferentes, ambas Danelectro. Inovação, ajeito ou gambiarra, tanto faz. O que importa é que o som é bastante único e marcante.

1959 Gibson Les Paul Standard (Nº. 1):

1959 Gibson Les Paul Standard (No. 1)
1959 Gibson Les Paul Standard (No. 1) – A máquina de guerra
Essa é, com certeza a ‘Cara’ do Led Zeppelin e a marca registrada do Jimmy nessa época. Foi comprada do John Walsh em abril de 1969 e a partir dai usada constante e intensamente nos palcos. A guitarra pode ser uma 1958 apesar dos captadores e do jackplate apontarem como um modelo 1959.
Esse Les Paul é equipada com 2 Humbuckers PAF, onde o da ponte foi trocado por um wound Duncan.
Após sua aquisição, ela logo passou a ser a guitarra principal em palco e foi com ela que ele gravou o fantástico Led Zeppelin II
Essa guitarra pode ser vista no The Song Remains the Same.
Corpo construido em Mogno, acabamento Cherry sunburst, braço em Mogno e rosewood, 22 trastes. Um clássico em todos os aspectos.

1959 Gibson Les Paul Standard (Nº. 2):

1959 Gibson Les Paul Standard (No. 2)
1959 Gibson Les Paul Standard (No. 2) com suas várias modificações
Essa guitarra foi adquirida em 1973 e, como vocês podem percebem tem características muito similares à Nº1, no entanto essa guitarra só foi aparecer nos palcos em 1975. Assim como sua irmã gêmea, ela é equipada com dois Humbuckers. Foi usada durante muito tempo como backup da nº1 no entanto era usada também para as músicas  Over The Hills And Far Away,Moby Dick e para Kashmir onde era necessário usar uma afinação alterada: DADGAD, que resultava num som parecido com uma cítara.
Usando Tarraxas Grover instaladas no lugar das Klusons que equipavam a guitarra, essa guitarra teve o seu braço trabalhado para ter exatamente a mesma forma da Nº1, de modo que a experiencia e conforto na hora de tocar as duas fosse praticamente a mesma coisa.
Jimmy Page GIbson Les Paul No 2
GIbson Les Paul No 2 e um de seus segredinhos

Nessa guitarra foram instalados alguns recursos especiais. No fim da década de 80 foram instalados potênciometros push-pull de modo que ele pudesse fazer coil splitting (recurso onde as bobinas do Humbuckers são divididas e passam a trabalhar como single coils) além de dois botões que ficavam escondidos debaixo do pickguard que serviam para alterar a ligação dos captadores e tornar possível o uso em fase e fora de fase   e também a ligação em série e paralelo. Essas alterações davam uma gama gigante de possibilidades e timbres apenas usando essa guitarra.

A nº 2 era construida em Mogno com Top em Maple, acabamento Tabaco Sunburst, braço em três peças de Mogno, 22 trastes e também equipada com  dois Humbuckers PAF. Nº de serie 91730.

1971 Gibson EDS-1275 Double Neck:

1971 Gibson EDS-1275 Double Neck - Dois braços
1971 Gibson EDS-1275 Double Neck – Um clássico eternizado pelo Page
Entre novembro e dezembro de 1970 o Led Zeppelin gravou, entre outras, Stairway to Heaven em Headley Grange na Inglaterra. Na ocasião Page usou um violão Harmony Sovereign H1260 Flattop, uma guitarra de 12 cordas 1965 Fender Electric XII e uma Fender Telecaster 1959, a Dragon. Por causa disso a possibilidade de ter que trocar de guitarras durante uma execução da música era muito eminente. Sendo assim, Page foi até a Gibson procurar por uma solução e eis que se deparou com a Double Neck EDS-1275, Custom Build, uma vez que, na época, a Gibson só a estava produzindo sob encomenda.
A estréia da Double Neck foi em Belfast em 1971, usando-a durante a execuçao de Stairway to heaven, adicionalmente ela passou a ser usada também para The Song Remains the Same, The Rain Song e Celebration Day.
Quanto a modificações, essa foi uma das poucas que permaneceu intacta desde quando a recebeu, exceto pelas capas dos captadores que foram logo removidas.
A Double Neck tem corpo em Mogno, acabado conhecido como Heritage Cherry, braços em Maple, 21 trastes, tarraxas Kluson e Humbuckers PAF.

1969 Gibson Les Paul Deluxe (Nº 3):

1969 Gibson Les Paul Deluxe (Nº 3)
1969 Gibson Les Paul Deluxe (Nº 3) arrebentando na O2 Arena
Em agosto de 1979 Jimmy Page começou a usar uma nova Les Paul nos mesmo moldes das outras duas que ele já vinha usando, no entanto essa tratava-se de um modelo Deluxe. Provavelmente essa guitarra foi adquirida como uma substitudo à Black Beauty roubada algum tempo antes.
Essa guitarra, em seus primeiros anos foi usada apenas em alguns shows esporádicos entre 1971 e 1973, mas a partir da turnê americana de 1973 ela passou a ser usada praticamente em todos os shows, assim como as suas outras duas irmâs gêmeas foi usada também no lendário e recente show na O2 Arena.
Essa guitarra tem corpo em Mogno e top em Maple, braço em Mogno, tarraxas Grover Roto-Matic e foi usada por muito tempo com captadores os originais Gibson T-tops mas a partir de 1985 foram substituidos por Seymour Duncans. Essa, diferente da Nº 2 não tem nenhum recurso especial quanto à ligação dos caps.

Então galera, essa foi só uma amostra da longa lista de guitarras usadas pelo mestre. Por favor, escrevam nos comentários todas as outras que vocês lembrarem e também qualquer detalhe que eu possa ter deixado passar.

Ah, não se esqueçam de se inscrever na nossa lista de emails!

Filed Under: Máquinas de Gigantes Tagged With: Black Beauty, Danelectro, Double Neck, Dragon, Fender, Gibson, Jimmy, Jimmy Page, Led Zeppelin, Les Paul, No.1, No.2, Page, Telecaster, Yardbirds

About Jorge Lopes

Engenheiro, leitor e músico.
Vive a paixão pela música diariamente, seja tocando, compondo, escrevendo, modificando pedais ou desenvolvendo novos equipamentos para a Django Pedais.

Copyright © 2023 · Magazine Pro on Genesis Framework · WordPress · Log in