A breve história do Rock ‘n’ Roll
100 Riffs históricos condensados em um vídeo
Por Jorge Lopes e sua strato vermelha recheada de riffs clássicos!
Antes de mais nada me respondam uma coisa: O que caracteriza os solos ou Riffs de guitarra para se tornarem clássicos? A simplicidade? O feeling? O timbre? Sinceramente eu não sei responder, mas posso dizer que nesse video que vou recomendar eu vi muito disso tudo ai e apenas doze minutos.
Navegando pela internet, cai no site da loja Chicago Music Exchange, que, como o próprio nome já diz, trata-se de uma loja de instrumentos e equipamentos musicais de Chicago. Ah, a propósito, eles são totalmente focados em equipamentos Vintage. Mas eu não to aqui pra fazer propaganda da loja. O que eu vim falar é sobre um excelente video que os caras publicaram lá com 100 Riffs que de certa forma contam a história do Rock. Saquem só ai no video.
Com riffs que vão desde Santana, Cream e Black Sabbath até outros mais recentes como Van Hallen ou Michael Jackson. No video você vê, quase em ordem cronológica (e acredito que essa tenha sido a ideia) riffs que marcaram várias gerações. Clássicos antigos recheiam a lista, óbvio! Mas também veremos vários nomes inconicos mais recentes como Strokes, Franz Ferdinand, White Stripes.
A lista é polêmica e aposto que muita gente iria fazer burburinho a respeito da escolha, mas pessoalmente eu achei bastante eclética e de muito bom gosto!
Duas coisas me chamaram a atenção em particular nesse video: 1 – A quantidade enorme de timbres que o cara tirou com a sua strato. 2 – A seleção de extremo bom gosto das músicas do video.
Alguns dos riffs não estão perfeitamente timbrados ou executados, mas eu acho que não podemos exigir tanto, afinal, foram 100 na sequência.
E ai, quantos desses Riffs que vocês conhecem? E quantos vocês sabem tocar?
É isso ai!
Jorge