Identificando uma Gibson Les Paul falsificada
Por Jorge Lopes. Lutando pra livrar os bons músicos dessas porcarias de instrumentos falsificados.
A algumas semanas atrás eu falei como um grande amigo foi enganado ao comprar uma Fender Stratocaster usada a partir do mercado livre. Enquanto ele imaginava comprar uma guitarra clássica a um bom preço, ele na verdade comprava uma falsificação vagabunda. Naquele post, discutimos várias maneiras de identificarmos as falisificações e como podemos agir com cada uma Delas. Hoje vamos falar aqui de outra guitarra cujas falsificações estão bem mais comuns que as Fender Stratocaster. Estou falando das Gibson Les Paul falsificadas! As falsificações de guitarras Les Paul já ficaram muito famosas em toda a internet, rendendo a elas um apelido de “Chibson”.

Assim como no caso das Fender, a quantidade de Les Paul falsificada que temos hoje no mercado é de assustar, o que faz com que, cada vez mais, tenhamos grande receio na hora de comprar uma guitarra dessa faixa de preço pela internet, sem que tenhamos acesso à guitarra antes da compra. A partir disso, resolvi compartilhar com vocês hoje algumas dicas de como identificar de cara um Gibson Les Paul falsificada. Como vocês verão ao longo do texto, existem várias características pelas quais podemos identificar sem uma Les Paul é falsificada ou não, no entanto é importante termos em mente que nem sempre todas essas características estarão presentes na mesma guitarra. Apesar disso, se você identificar pelo menos um dos itens abaixo, fique com os dois pés atrás com relação à compra, pois a possibilidade de você estar prestes a levar pra casa uma Les Paul falsificada é grande.
O Headstock
O design e detalhes do Headstock das Gibson origianais são as partes onde os falsificadores sofrem mais para fazerem cópias fiéis dos modelos originais e é por ai que você deve começar a sua investigação para saber se trata-se de um instrumento original ou não. No Headstock existem vários itens que você deve avaliar e comparar com os originais para ter uma base. São eles:
- A tampa do tensor
- O design e material da logo “Gibson”
- O acabamento da cavidade do tensor
- A inclinação do Headstock
Vamos dar uma olhada em cada um destes itens para entendermos como os originais se diferenciam das Les Paul falsificadas.
A tampa do tensor:
A tampa em forma de sino já é um design clássico das Gibson e, por depender muito da sua simetria e precisa na construção torna-se um desafio para as falsificações mais baratas. É importante sempre notar a maneira como o nome “Les Paul” está escrito na tampa, juntamente como a identificação da série a qual a guitarra pertence. Além disso, é sempre importante notar a quantidade de parafusos usados para fixar a tampa no lugar. Todas as Gibson originais tem a tampa fixada com apenas dois parafusos, enquanto a maioria das Les Paul falsificadas tem a tampa fixada com três parafusos. Veja na imagem abaixo um comparativo.

O logo da Gibson:
O logo encrustrado em madre pérola da Gibson tornou-se um clássico e, ao longo dos anos, uma referência em trabalho de qualidade. Além disso é possível percebermos diferenças na cor do material usado (uma vez que as falsificações usam materiais baratos de baixa qualidade) e também diferença na inclinação do logo.
Além disso, note em mais detalhes como a Les Paul falsificada tem a identificação de modelo (na tampa do tensor) totalmente fora do padrão quando comparado ao cuidado mantido nas guitarras originais.
O acabamento da cavidade do tensor
Nas partes internas das guitarras as diferenças ficam cada vez mais acentuadas. Nas Gibson Les Paul falsificadas você vê claramente a falta de cuidado com os detalhes, já nas origianais conseguimos perceber sem sombra de dúvida como cada detalhe é levado em consideração durante o processo de fabricação.
Abrindo a tampa do tensor e acessando a cavidade, vemos como que na original o tensor está facilmente acessível já no inicio da cavidade, enquanto a Les Paul falsificada, a ponta do tensor está afundada, dificultando o acesso ao mesmo. A diferença aqui é bastante acentuada.

A inclinação do Headstock da Les Paul falsificada vs. a inclinação das originais
Uma das características mais gritantes que é possível perceber se compararmos lado a lado uma Les Paul original e uma Les Paul falsificada é a inclinação do headstock. Nas Les Paul originais, a inclinação é bastante acentuada, no entanto, nas Les Paul falsificadas a inclinação normalmente aparece de maneira bem mais sutil conforme podemos ver na imagem abaixo.

A parte elétrica
Além de todos os outros detalhes citados anteriormente, outra parte da guitarra que vale uma olhada detalhada é a cavidade dos potenciômetros onde você poderá dar uma olhada detalhada em todas as conexões elétricas assim como nos materiais utilizados para tal.
Nas Les Paul originais essas conexões são feitas com esmero incrível. A cavidade é mantida muito bem limpa e organizada, no entanto quando comparamos ao cenário das Les Paul falsificadas a história é outra. O que vemos é uma verdadeira macarronada de fios, dignas de um produto chinês qualquer.

Cavidade dos Captadores
Um último ponto para o qual eu gostaria de chamar a atenção no momento da sua avaliação da guitarra é a cavidade dos captadores. Deixei essa por último por um motivo simples; Dificilmente você conseguirá tirar os captadores enquanto estiver negociando a guitarra.
No entanto, se você tiver essa oportunidade, aproveite pois na cavidade podemos ter outras várias evidências a respeito de a guitarra ser uma Les Paul original ou uma Les Paul falsificada.
Veja na imagem abaixo o comparativo. Na Les Paul falsificada a cavidade é pintada de preto e tem seu corte feito de maneira descuidada e sem um formato definido. No entanto quando olhamos a Les Paul original, o recorte na madeira é feito de maneira precisa. Além do mais a pintura seguirá o mesmo material da pintura da guitarra.

* * * * * *
Esses são apenas alguns fatores que podem te ajudar a ter certeza de que está com uma Les Paul original em mãos e não uma mera falsificação. Existem vários outros fatores e detalhes que variam mas que podem ser identificados como os parafusos da ponte, a chave de seleção de captadores, as tarraxas, etc.
O ponto importante aqui é, sempre que você tiver em suspeita sobre uma Les Paul ser falsificada ou não, você pode tirar várias fotos e enviar para o email de suporte da Gibson (service@gibson.com) que eles tiram rapidamente a dúvida para você.
Mas no fim das contas eu gostaria de fazer uma pergunta; Você usaria/compraria uma guitarra falsificada?
Um abraço. Jorge
Ps. Todas as imagens usadas neste posts foram retiradas do site oficial da Gibson em www.gibson.com