• Página Principal
  • O que é o Máquinas de Música?
  • Blog
  • Faça sua pergunta
  • Contato

Máquinas de Música

Melhorando o mundo da música, um guitarrista por vez.

  • Como escolher seu Amplificador
  • Como usar os efeitos
  • Entenda o seu Overdrive
  • A ordem dos seus Pedais

Treble Bleed – O que é e como fazer

01/03/2012 by Jorge Lopes 17 Comments

Treble Bleed

A modificação que pode salvar o timbre da sua guitarra em baixos volumes

Por Jorge Lopes

Muitos guitarristas sentem que quando diminuem um pouco o volume de suas guitarras eles estão perdendo em muito os agudos e um um pouco da pegada natural da guitarra. Dessa forma a maioria dos guitarristas costumam usar o volume da guitarra sempre no máximo, perdendo um grande recurso que é o botão de volume ao alcance da mão o tempo todo.

O motivo de isso acontecer é simples: A corrente sempre busca por pontos de terra, e devido às características do circuito de tonalidade e volume da guitarra, sempre que o volume é diminuído, grande parte desse sinal vai, obviamente, em direção ao ponto de terra ao invés de ir pro amplificador. No entanto, usualmente esse sinal não é “separado” igualmente, acarretando a indesejável perda de agudos. Esse tipo de comportamento é mais facilmente percebido em single coils, devido às suas características e é causado, basicamente, pela forma como o potenciômetro e a capacitância dos cabos atuam formando um filtro passa baixa (filtro que corta altas frequências). Em situações onde o controle de volume está no máximo, esse filtro atua apenas em frequências muito altas (não audíveis) no entanto, quando ele é abaixado, aumentando a resistência, ele passa a cortar frequências audíveis. Normalmente os agudos. Captadores Humbuckers não costumam sofrer tão severamente com esse tipo de problema.

Telecaster recebendo treble bleed
Telecaster recebendo treble bleed
No entanto nem tudo está perdido. Existe uma boa e bastante conhecida solução que visa por fim nessa situação indesejável, de maneira que você possa controlar o volume da guitarra sem se preocupar com a perda das características do timbre da mesma. Essa solução é largamente conhecida como Treble Bleed. E consiste basicamente em ajustar o filtro aplicado nos controles da guitarra de maneira a preservar os agudos mesmo em baixos volumes, como veremos abaixo:
Não existem valores exatos para os capacitores usados no Treble Bleed e isso acontece devido ao fato de que não existe um padrão rígido em cima das características de cada captador, cabo, pots e, acima de tudo, não existe padrão definido das preferências de timbre de cada guitarrista. Dessa forma sugiro que, ao fazer o Treble Bleed você teste vários valores de capacitores até chegar ao valor exato cujo timbre mais lhe agradar. Sugiro que use plugs do tipo ‘jacaré’ e vá testando valores. Como referência eu uso sempre capacitores que vão de 680pF até 2000pF.
Existem vários circuitos de Treble Bleed e todos atuam basicamente da mesma forma mas em frequências um pouco diferentes dependendo da configuração. Abaixo mostraremos dois exemplos  que são os mais comuns e eficazes meios de como fazer Treble Bleed em sua guitarra:
– Método 1: Simplesmente conectar um capacitor cujo valor pode ser qualquer um no range citado acima (680pF até 2000pF) entre os terminais que estão conectados à chave seletora e à saida. Usualmente terminais 3 e dois do pot de volume. Conforme ilustrado na imagem abaixo
Treble Bleed mode 1
Treble Bleed Método 1 – Apenas usando um Capacitor – Imagem retirada de http://www.seymourduncan.com
No entanto, essa configuração pode trazer um problema que acontece quando, ao diminuir o pot de volume, o som se tornar agudo e magro demais. Para equilibrar essa equação e conseguirmos o som que estamos buscando com essa modificação ainda podemos fazer o segundo método que irá equilibrar totalmente o timbre nos casos onde não foi possível fazer com o primeiro método.
– Método 2: Nesse segundo método um capacitor de valor semelhando ao usado anteriormente é conectado da mesma maneira que foi mostrada no método 1, adicionalmente conectaremos um resistor em paralelo com esse capacitor. Mais uma vez não existe uma valor exato que deve ser atribuído a esse resistor, no entanto eu costumo usar valores que variam entre 60% à 100% do valor do potenciômetro de volume. Veja o esquema de ligação na imagem abaixo:
Treble Bleed Método 2
Treble Bleed Método 2 – Usando um resistor em paralelo com o capacitor
Então é isso. Espero que o assunto tenha ficado um pouco mais claro para vocês.
Quaisquer dúvidas postem nos comentários que responderei prontamente.
Para mais informações sobre mods e sobre a ligação de captadores, diagrama de ligações e de modificações em geral você pode consultar o link abaixo:
[1] –http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/
Abraços.
Jorge

Filed Under: Informações Tagged With: Amplificador, Bleed, capacitor, como, DIY, fazer, Guitarra, modificar, pot, resistor, Timbre, Treble, Treble Bleed, tweaking

About Jorge Lopes

Engenheiro, leitor e músico.
Vive a paixão pela música diariamente, seja tocando, compondo, escrevendo, modificando pedais ou desenvolvendo novos equipamentos para a Django Pedais.

Copyright © 2023 · Magazine Pro on Genesis Framework · WordPress · Log in