Algumas dicas para te ajudar a identificar uma Fender falsificada
Por Jorge Lopes. Fender falsificada? Tô fora!
A algum tempo atrás, um grande amigo me mandou um email falando: “Hei Jorge, achei aqui um cara vendendo um strato zerada e super barata!”. Daquele exato momento em diante eu fiquei desconfiado. Preços ridiculamente baixos quando comparados ao preço de mercado, são normalmente o primeiro indício de uma guitarra falsificada. Claro que, como bom amigo, avisei pra ficar de olho nos detalhes e pesquisar melhor antes de fazer a compra. Pouco tempo depois tive a oportunidade de encontrar com esse meu amigo e perguntar sobre a guitarra. Ela tinha feito a compra, e apesar de a achar realmente bonita e me dizer que a tocabilidade era bem legal, reclamou bastante que a afinação não segurava muito bem (mais um indício). Algumas semanas depois, tive a oportunidade de ver a guitarra, e sim, era uma Fender falsificada.
Conseguimos identificar várias imperfeições ao longo do corpo, acabamento e ferragens e por fim, numa confirmação do suposto serial, vimos que a Fender originalmente dona daquele seria, nem era da mesma cor dessa que o meu amigo havia comprado. Qual a sensação? Pura frustração, fim do valor de mercado e prejuízo (sim, ele não vai tentar repassar a guitarra como original). Você consegue imaginar a decepção e frustração que sentiu esse meu amigo assim que descobriu que tinha sido enganado? Sim, ele foi vítima de um crime (venda de produto falsificado é crime) e, se tivesse comprado de maneira consciente poderia ser acusado também!
O mercado hoje está inundado de falsificações de guitarras e cada vez mais isso se torna popular no Brasil. Chegamos ao incrível do ridículo de termos pessoas chamando essas guitarras de réplicas e fazendo vídeos para o youtube defendendo a qualidade dessas porcarias. Pilantras!
Uma rápida olhada no mercado livre nos mostra vários exemplos de como essas guitarras falsificadas vem se espalhando como praga por aqui. A gente precisa denunciar! Veja esse absurdo!

A alguns posts atrás eu falei de vários motivos pelos quais eu simplesmente repudio falsificações de guitarra (e de qualquer outra coisa). Vale a pena dar uma lida. Além disso, o grande Celso Freire, Luthier por trás das fantásticas guitarras Dreamer, criou um grupo no Facebook dedicado à identificar e denúnciar as falsificações à venda no mercado livre.
Hoje eu quero dar algumas dicas simples para você identificar, ou pelo menos começar a desconfiar de uma possível falsificação de uma Fender Stratocaster. Vamos lá:
1 – O preço! Uma Fender versus o preço de uma Fender Falsificada:
Não sei qual a opinião você tem a respeito dos preços dos produtos atualmente, mas independente disso eu acredito firmemente que bons produtos merecem ter bons preços e merecem ser recompensados por isso!! Por isso eu sempre fico puto quando escuto alguém criticar os altos preços de certos produtos como uma Fender, uma guitarra construida por um bom Luthier ou um bom amplificador valvulado. Não adianta querer dar uma de brasileiro espertalhão, você paga sim pela história, pela experiência, tanto como pelos materiais e pela mão de obra. Se quer comprar uma Fender, esteja pronto para pagar o preço de uma Fender.
Pois bem, o preço é, normalmente o primeiro fator que salta aos olhos. Veja tanto no primeiro exemplo com a Fender Surf Green Falsificada como nesta outra imagem abaixo. Você acredita que esses preços podem ser de guitarras Fender americanas originais? Eu diria que praticamente impossível em condições normais.

Então, por favor, não se deixe levar pelo impulso de comrpar de cara uma guitarra achando que você acabou de encontrar um oásis no mundo dos instrumentos e tem que aproveitar. Poucas vezes você estará acertando na compra dessa maneira!
2 – O acabamento
Por mais que esses pilantras que defendem as falsificadas dizem que o acabamento é igualzinho, o som é a mesma coisa e bla bla bla, você pode, sem mto esforço notar vários problemas de acabamento que não encontrará em uma Fender legítima.
Um exemplo básico, se você quiser tirar rapidamente a dúvida sobre uma falsificação dê uma olhada de perto no decalque do headstock com a logo da fender. Nas falsificações, o decalque é normalmente impresso em impressoras comuns, o que faz com que, a imagem seja formada com pontinhos pequenos (como impressão de impressoras jato de tinta). Já na logo original, a impressão será sempre reta, uniforme e extremamente resistente! Pronto, essa é rápida e você já elimina várias falsificações de cara!
É importante lembrar que existe um mercado de resposição para logos Fender. No entanto, estamos falando aqui de logos vindos da China que normalmente não tem um acabamento idêntico ao original. Uma comparação cara a cara entre uma Fender Falsificada e uma original vai te tirar qualquer dúvida sobre a veracidade do modelo.
Saca só um headstock de uma Fender original!

Outro ponto importante é o acabamento dos trastes. Ao longo dos anos a Fender vem melhorando ainda mais o nível dos seus instrumentos, o que faz com que o acabamento dessas guitarras sejam sensacionáis. Nas Fender falsificadas você facilmente encontra rebarbas ou acabamento mal feito nas extremidades dos trastes. Esse é outro ponto fácil de identificar.
Além dos dois já citados, vale a pena dar uma olhada no acabamento do oríficio do tensor. Nas fender que vem com o inlay na entrada do tensor, normalmente o inlay é feito em madeira escura e com acabamento impecável. Se vir um acabamento feito de maneira diferente, desconfie!
3 – Parte elétrica e ruídos
Uma guitarra nova, vinda de uma fábrica com controle de qualidade no nível da Fender, não deve em hipótese alguma dar qualquer ruído de chaveamento ou no momento do uso dos controles de volume e tonalidade. No entanto, as Fender Falsificadas muito frequentemente deslizam feio na hora de falsificarem a parte elétrica. Não é raro que, depois de pouco tempo de uso, essas guitarras apresentarem muitos ruídos no momento do chaveamento dos captadores e do uso dos controles de volume.
Então, se querem te vender uma Fender nova, e quando foi testar ela tem aquele chiadinho no controle de volume ou um “crack” na hora de mudar os captadores, desconfie!
4 – Ferragens de baixa qualidade
As ferragens são itens de grande importância da hora de identificar uma Fender falsificada.
Dê uma olhada muito muito minunciosa na ponte e nas tarraxas. Averigue bastante. Pesquise se o formato e modelo da ponte e tarraxas batem com o suposto modelo/ano da guitarra, se se parecem fisicamente com os originais e acima de tudo se parecem ser robustos e prontos para durar uma vida. As ferragens das guitarras Fender genuínas são pra toda vida e você consegue bater o olho e identificar isso nelas!
5 – Use o bom senso!
Apesar de todos os detalhes e dicas que compartilhamos aqui e que ainda temos disponível em outras fontes, existem falsificações que são realmente difíceis de identificar e ai nesse caso entra uma ferramenta que ajuda bastante; o nosso bom senso!
Hoje em dia ninguém é altruísta suficiente pra pegar um instrumento que custa, no Brasil, R$ 4000 reais e vendê-lo no mercado livre por R$1400. Isso simplesmente não acontece e se você identificar uma situação dessa, deve desconfiar imediatamente, procurar mais informações, pesquisar a respeito e desafiar bastante a pessoa que estiver vendendo o instrumento!
********
Espero que essas informações sejam úteis e abram os seus olhos para esses pilantras que estão infestando o mercado da música no Brasil. Vamos denúnciar cada um desses anúncios no mercado livre e diminuir de uma vez a possibilidade de outras pessoas serem enganadas por esses criminosos!
Tem outras dicas para identificar guitarras falsificadas? Poste ai nos comentários, por favor!!
Abraços.
Jorge