Nascem as Guitarras Gibson
Como são fabricadas as guitarras Gibson e como esses clássicos tomam forma
Por Jorge Lopes que não tem uma Gibson Les Paul mas ainda vai ter uma!
A pouco tempo atrás, falamos aqui da criação e construção das Stratocasters, no entanto sabemos que elas não são as únicas guitrarras clássicas da história. Nunca poderíamos falar de clássicos sem citar as guitarras Gibson, encabeçadas pelas Les Paul e as suas irmãs, fabricadas ja a tanto tempo.
Foi no inicio da década de 50 que, a Gibson se sentiu pressionada a reagir ao lançamento das Telecaster pela Fender. Lançamento esse, que fez muito barulho no mercado musical e fez com que as guitarras elétricas entrassem de vez no mercado como instrumentos populares. Foi então que eles chamaram um músico e inventor que já tinha trabalhado em vários projetos por conta própria para servir como consultor no desenvolvimento dos próximos projetos. Sim, esse cara era o Les Paul.
A criação da Gibson Les Paul…

O Les Paul, já havia trabalhado por conta própria em um projeto de guitarra de corpo sólido e havia oferecido esse projeto à Gibson anteriormente, no entanto, o projeto foi rejeitado naquela época. O que ele não esperava era que a Gibson o procurasse para que trabalhassem juntos naquele projeto de maneira a lançar a próxima nova guitarra da Gibson.
A ideia era principalmente de que a guitarra tinha que diferir da sua concorrente e manter as tradições de guitarras muito bem construidas (e consequentemente caras) da Gibson. Conforme o projeto se desenvolveu, várias características deram o tom da novidade que viria a tona e mostrou principalmente que o que a Gibson traria para o mercado estava muito longe de ser uma réplica das guitarras Fender, mas se tratava de um projeto totalmente novo em termos de design, caracteristicas e principalmente de timbre.

As Les Paul entraram no mercado em 1952 e fizeram bastante barulho. No entanto, ao final da década já eram consideradas instrumentos antigos, fora de moda quando comparado às Fender Stratocaster. Foi então que a Gibson decidiu por tirá-la de fabricação e substituir pelas Gibson SG.
As Gibson Les Paul voltaram a ser fabricadas ao final da década de 60 e continuam no mercado até hoje como um clássico que marcou e continua marcando o Rock.
Alguns usuários famosos das Les Paul:
- Jimmy Page (ja falamos muito sobre as guitarras do Jimmy Page por aqui)
- Slash
- Eric Clapton
- Paul MacCartney
- Jeff Beck
- Pete Townshend
- Ace Frehley
Entre muitos outros….
E aparecem as Gibson SG

No começo da década de 60 a Gibson viu seu volume de vendas cair significativamente e foi então que desenvolveram a Gibson SG, um modelo com o corpo mais fino e consequêntemente mais leve do que as Les Paul. Para esse modelo o nome Les Paul não foi mais utilizado por pedido do próprio uma vez que ele não dava ao novo instrumento tanta importância. Apesar disso, a principio as SG’s saiam de fabrica com a mesma aparência do headstock que tinham as Les Paul, com a mesma tampa do tensor e o mesmo formato para o nome.O SG significa ‘Solid Guitar’.
Por conta do corpo mais fino e mais leve, a SG tem um conhecido defeito que é o de não se equilibrar corretamente no corpo, tendo a tendência de pesar para o lado do braço.
Apesar de ser uma excelente guitarra, nunca obteve níveis incríveis de venda o que fez com que a Gibson voltasse a produzir as Les Paul ao final da década de 60.
Vários nomes famoso foram e são usuários das SG, como:
- Tony Iommi
- Angus Young
- Eric Clapton (The Fool SG)
- Robby Krieger (The doors)
- Eric Johnson
- Pete Townshend
E as outras guitarras?
Além desses dois clássicos que já falei ai acima, a Gibson tem várias outras guitarras tão clássicas e cultuadas quanto. Entram nessa conta guitarras como as Semi-Acústicas da série ES, as Gibson Firebird, Gibson Explorer, Flying V e por ai vai. São muitos clássicos que cada uma merece um post específico.
No video abaixo podemos ver o cuidado com o qual essas guitarras são produzidas hoje, além das muitas inovações que a Gibson continua trazendo à produção de instrumentos. Realmente notável ver como a linha de produção deles é organizada e como eles são cuidadosos com cada instrumento que sai dali. Não da pra chamar isso exatamente de produção em massa. 🙂
E ainda tem os violões…
Além da quantidade grande de modelos de guitarras e baixos fabricadas pela Gibson e famosos em todo mundo, eles são responsáveis por fabricar violões que são considerados entre os melhores do mundo e estão sendo sempre usados por grandes artistas ao redor do globo. Por exemplo, aqueles violões iconicos que sempre vimos nos videos dos Beatles são violões Gibson.
Pra você ter uma ideia de como acontece a fabricação desses violões, dê uma olhada no video abaixo (acompanhe também as outras partes):
Inovações:
A Gibson, principalmente na época em que trabalhou junto do Les Paul, trouxe ao mundo das guitarras várias inovações.
A primeira delas e mais notável quando falamos apenas das Les Paul são as guitarras de corpo sólido. Você pode estar se perguntando qual a diferença prática disso além do excesso de peso. As guitarras de corpo sólido, devido a sua quantidade maior de madeira ressoam muito mais e oferecem muito mais sustain do que as que não sao construídas dessa maneira. Além do mais são menos sucetiveis ao feedback em altos volumes.
Além dessa novidade, essa parceria também foi responsável por introduzir o uso do tensor em guitarras. Muitos (até a própria Gibson) atribui isso à parceria entre Les Paul e Gibson, no entanto esse artificio já era usado nos violões Selmer como falamos no post sobre o Django Reinhardt. Apesar de não terem inventado o tensor, foram responsáveis por despontar o seu uso em guitarras elétricas e por popularizar essa técnica.
___________________________________________________________
Esse foi um apanhado sobre a história das criações mais clássicas da Gibson e do seu impacto no mundo da música até hoje. Realmente não da pra abranger tudo então eu conto com vocês pra compartilharem ai nos comentários mais informações e histórias que vocês tenham sobre esses clássicos!
Comentem!