Instrumentos usados no Brasil
Você compra instrumentos e equipamentos usados no Brasil?
Fala meu caro, tudo bem com você hoje?
Por aqui tudo tranquilo!
Hoje eu quero começar te fazendo uma pergunta que vem rondando a minha cabeça recentemente;
Você já comprou (ou tentou comprar) um bom instrumento usado no Brasil? – Por favor, responda nos comentários.
Se sim, como foi a experiência? Encontrou muitas opções? Se sentiu confiante com a compra?
Se as nossas experiências foram parecidas você deve ter se sentido inseguro, sem saber se a guitarra era Original ou uma falsificação, certo? Ou talvez você nem tenha comprado.
Por outro lado, outra situação muito comum é a gente procurar por bons usados e não encontrarmos opções no mercado brasileiro. Verdade ou não?
1 – O mercado brasileiro de instrumentos usados;
O Brasil hoje tem um mercado de compra/venda de instrumentos usados bem mais forte do que a alguns anos devido a alguns fatores básicos, a começar pelas possibilidades trazidas pela internet.
Por outro lado ainda não é muito comum encontrarmos boas lojas que trabalham (e realmente se dedicam) a vender, comprar e trocar instrumentos usados e também a dar um bom atendimento ao cliente. Por isso, grande parte dos músicos brasileiros que querem um bom instrumento e não fazem questão de ser um instrumento novo, dependem da internet para conseguirem algo.
Quando vamos à internet a busca de um bom instrumento usado para adicionarmos ao nosso arsenal acabamos cercados por dúvidas, pois o mercado de instrumentos na internet (principalmente no Brasil) anda bastante nebuloso por conta da invasão de Instrumentos falsificados.
2 – A invasão das Guitarras falsificadas;
De alguns anos pra cá o mercado brasileiro vem sofrendo com um fenômeno criminoso complicado de se combater. A falsificação de instrumentos;
No caso do mercado brasileiro isso acontece em duas frentes diferentes;
- Existem os casos onde os instrumentos falsificados são vendidos como “Réplicas” como uma maneira de amenizar a gravidade da situação. Como bem sabemos, réplicas ou não, tudo trata-se de falsificação e portanto é crime!
- Existem ainda outros casos ainda piores. São as situacões onde esses instrumentos falsificados são vendidos no mercado como se fossem instrumentos Originais. Nessa situação existem dois crimes envolvidos, o de falsificação e o de engano ao consumidor.
Apesar da clareza quanto à gravidade dessas situações, a administração dos grandes portais de compra/venda no Brasil não parecem se importar, uma vez que mesmo que você denuncie uma situação como essa o anúncio continuar sendo veiculado.
Mas a culpa não é só dos portais ao não combaterem esses vendedores. Existe uma grande “comunidade” que defende e muito o uso dessas supostas réplicas. E essa galera eu repúdio! Já falei isso por aqui.
E por que?
Por que esses caras atrapalham todo o mercado da música em cada etapa.
- Eles atrapalham as grandes marcas que estão sendo lezadas.
- Eles atrapalham as marcas pequenas que não recebem espaço, pois são sobrepostas pelas falsificações de baixa qualidade.
- Eles atrapalham o mercado de usados que perde em confiança ao ter um mercado inundado com falsificações.
3 – O enorme mercado de instrumentos usados nos EUA;
Se avaliarmos o mercado de instrumentos nos EUA veremos um mercado que fervilha! Muita gente vai vir com o argumento (válido) de que lá é muito mais barato do que aqui. E isso é um fato.
No entanto isso não justifica o fato de termos um mercado de usados tão menor no Brasil. E por que?
Por que aparentemente o músico brasileiro vive em dois extremos.
Ou não valoriza um instrumento usado e consequentemente não compra, ou então o dono valoriza tanto que quer vender como “vintage” e ai, meu amigo, o preço vai nas alturas!
Verdade ou não?
Nos EUA temos em praticamente toda loja de instrumentos bons espaços dedicados exclusivamente a instrumento usados, com preços que variam desde a verdadeiras barganhas de tão baratos até a grandes instrumentos vintage com preços exorbitantemente altos.
Ou seja, tem mercado pra todo mundo!
Uma pergunta para você responder:
Comprar um instrumento usado, como uma guitarra por exemplo, é continuar uma história. É além de tudo uma oportunidade de por as mãos em um ótimo instrumento a um preço menor do que seria pagar em um novo.
Ainda é triste ver como a questão dos instrumentos históricos, classificados como Vintage, vem sendo confundida fazendo com que o preço de usados subam, mas ainda é possível que encontremos excelentes usados a disposição.
No entanto, eu tenho uma pergunta para você responder (nos comentários);
Você tem vontade/interesse de comprar, vender ou trocar instrumentos e equipamentos usados? Sim ou não?
Poste ai nos comentários!
Um abraço.
Jorge