Afinações Alternativas – Tocando muito em G aberto (Sol Aberto)
Sol Aberto e outras afinações alternativas – Sua criatividade vai pra outro nível!
Por Jorge Lopes. Afinações alternativas (Sol Aberto) são pura diversão! Um convite pra tirar o slide da gaveta!
Você já viu algum show onde o guitarrista tocava determinada música, e, quando você tentou imitar os movimentos que ele fazia no video você não conseguiu chegar nem perto da música que ele estava tocando?
Você pode até ter pensando que não tinha capacidade para tocar aquela música que tal guitarrista tocava, mas talvez, o problema era bem mais simples.
Muitos guitarristas utilizam-se de um recurso básico que alavanca o processo criativo e da ao músico uma gama inesgotável de novas possibilidades de criação, composição e arranjos. Que recurso é esse?
O recurso que guitarristas dos mais variados estilos costumam usar para aumentar as suas possibilidades no que diz respeito à criação é o uso de afinações alternativas!
Mas perai, o que são afinações alternativas?
As afinações alternativas já estão ai por muito tempo e são usadas nos mais variados estilos musicais.
Basicamente, o que o uso de afinações alternativas te permite é explorar outros mundos com o seu instrumento. Mundos esses que apenas a afinação padrão não lhe permitia ver.
Muitas dessas afinações tiveram seu nascimento em outros instrumentos, outras culturas e foram, posteriormente, adaptadas para serem usadas na guitarra. Por exemplo, em algumas músicas do Led Zeppelin o Jimmy Page usou uma afinação alternativa que pouquíssimas vezes foi vista adaptada à guitarra, conhecida como C6, em outras usou o famoso Open G, em outras simplesmente variou a afinação de algumas cordas para facilitar a execução da música em questão.
E Sol aberto? O que é isso?
A afinação conhecida como Sol aberto se tornou a mais popular dentre as afinações alternativas, principalmente por ter o seu uso largamente difundido entre guitarristas extremamente famosos como Keith Richards (há quem defenda que a afinação deveria ter o nome dele), Jimmy Page, Derek Trucks dentre muitos outros.
Uma guitarra afinada em Sol Aberto fica com o seguinte padrão de afinação:
D-G-D-G-B-D
O que isso significa? Significa que se você afinar sua guitarra em Sol aberto e tocar tocas as cordas sem fazer nenhum acorde, você terá um Sol. Ou seja, para qualquer nota da escala maior você precisará prender todas as cordas na casa correta e terá a nota pronta. Uma maneira bem mais simples de tocar (e parecida com uma afinação comum das tradicionais violas caipiras).
Um outro uso muito muito comum da afinação Sol Aberto é para tocar usando o slide. Se você sempre quis tocar “In my time of dying” ou qualquer outro clássico utilizando um slide, aqui está a sua deixa.
Você perceberá que, usando o slide, a coisa muda de figura e fica muito mais fácil e melódico quando usamos a guitarra afinada em Sol Aberto com o nosso slide. Sendo assim, escolha um bom slide, afine sua guitarra em Sol Aberto e mande brasa. Aposto que você vai se surpreender demais!
Como afino minha guitarra em Sol Aberto (G aberto)?
Afinar a sua guitarra em Sol Aberto (Open G) é uma das tarefas mais fáceis de toda essa história. Com a a ajuda de qualquer afinador simples você pode alterar a afinação padrão da sua guitarra que é
E-A-D-G-B-E
para a Sol Aberto (Open G) que consiste basicamente em alterar a afinação da primeira, quinta e sexta cordas (As duas E e a A serão alteradas).
Sendo assim a afinacão passará a ser como descrito abaixo:
D-G-D-G-B-D
Afinou?
Então a partir de agora, toda vez que tocar as cordas soltas, você tem um sol. Na quinta casa você tem um dó (C), na sétima um mi (E) e dai por diante. Improvisar é o segredo do uso da guitarra afinada em sol aberto e, se você gosta de compor, aposto que será um prato cheio pra você.
Existem alguns guitarristas (Keith Richards mais uma vez) que não curtem muito a interação da 6ª corda (E) com as demais quando a guitarra está afinada em Sol aberto. Para que ele não tenha que usar essa corda nem por engano, ele costuma ter sempre a mão uma das suas guitarras em Sol Aberto e com apenas cinco cordas. 🙂 Coisas do Keith Richards.
Quais músicas posso tocar em Sol Aberto? (G Aberto)?
Beleza, então você afinou sua guitarra em Sol aberto, já arriscou alguns riffs, testou tocar com slide e já ta curtindo muito a nova afinação, certo?
Então agora é a hora pra você testar tocar algumas músicas famosas que foram gravadas/tocadas usando essa afinação.
Vou mostrar pra vocês algumas músicas que me vem à cabeça toda a vez que penso em Sol aberto, mas pode ter certeza que tem muito muito mais coisa por ai que da pra você praticar.
Brown Sugar – Rolling Stones:
Esse clássico dos Stones é uma mostra clara que como se usar bem uma guitarra afinada em Sol Aberto para facilitar a composição, tocabilidade e proporcionar uns bons momentos de puro Rock n Roll.
In My time of dying – Led Zeppelin
Jimmy Page, como todos sabemos, um mestre da guitarra, improvisação e coisas impossíveis! Da aqui uma mostra do poder que tem uma guitarra afinada em Sol Aberto com slide.
Essa é uma das primeiras pra você tirar quando for praticar com a nova afinação.
Walkin’ Blues – Eric Clapton:
Se você curte um blues das antigas, o Clapton sabe bem como agradar. Em Walking’ Blues ele mostra por que vários blueseiros curtem usar afinações abertas em suas composições. Veja como tudo se encaixa bem nessa.