Quais características definem os bons captadores?
Como escolher e avaliar bons captadores
Fala meu caro, tudo bem?
Se por um motivo ou outro você está atualmente na busca por novos captadores para sua guitarra é importante que antes você fique por dentro de todos os fatores que definem a qualidade, timbre e preço de um captador, para ai sim poder escolher sem medo de errar.
Basicamente todas as guitarras tem o mesmo principio básico de funcionamento. Sendo assim, se sua guitarra é confortável, bem construída, te agrada mas não está soando do jeito que você gostaria, então muito provavelmente uma troca de captadores vai ser útil pra você.
Vamos começar entendendo bem a função do seu captador:
A função do captador
Basicamente, um captador atua como um transdutor, que capta a vibração das cordas acima dele e transforma isso em sinais eletro magnéticos.
O que muda entre um captador e outro é a maneira que cada um faz essa ação, os materiais usados e qual a topologia do captador.
Definindo o que quer no novo Captador – Conhecendo os tipos de captadores
No mercado atualmente, temos basicamente dois tipos básicos de captadores: Single Coils e Humbuckers.
Esses dois tipos de captadores tem arquiteturas muito semelhantes sendo o Single Coil composto de uma bobina apenas e o Humbucker composto de duas bobinas posicionadas de maneira que os campos magnéticos estejam opostos, com o objetivo de reduzir o nível de ruído.
Vamos falar um pouco das características básicas de cada tipo:
Single Coils – Características:
Os captadores Single Coils se tornaram extremamente populares por serem os captadores normalmente encontrados nas Stratocasters e Telecasters tradicionais.
Como característica eles normalmente tem saída de volume mais baixa do que os Humbuckers, no entanto tem um grande presença de médios e agudos na maioria dos modelos.
O ruído é parte sempre presente nos Single Coils passivos e de certa forma já se tornou uma marca registrada desses captadores.
Obs: Captadores P90 são em sua essência captadores single coils, portanto se enquadram nessa categoria. A principal diferença consiste na saída, normalmente maior nos P90.
Humbuckers – Características:
Captadores Humbuckers foram criados com o intuito principal de eliminar o ruído presente nos Single Coils. Com isso, foram projetados com duas bobinas ligadas fora de fase, de maneira que um campo magnético cancele o outro e consequentemente reduza a quantidade de ruído externo captado pelo campo do captador.
O resultado é um tipo de captador com muito menos ruído, normalmente com saída maior (afinal agora temos duas bobinas) e com uma presença de graves mais evidente.
Dificilmente você conseguirá reproduzir o som estalado de uma strato com single coils em uma outra guitarra com Humbuckers. No entanto a saída maior e timbre mais cheio dos Humbuckers não serão reproduzidos em uma guitarra com Singles com muita facilidade.
O que realmente faz diferença em um captador
Como já mencionei anteriormente, um Captador é composto basicamente de uma bobina feita em volta de um centro de metal magnético conectado aos pólos que normalmente são construídos do mesmo material.
Então, o que realmente faz diferença em um captador?
O que realmente faz diferença em um captador é: O tipo do captador (Single ou Humbucker), o material magnético e a quantidade de voltas da bobina.
Sobre o tipo do captador nós já falamos anteriormente e agora você já deve saber qual o tipo você precisa.
Quanto ao tipo de material magnético, hoje existem vários tipos de material disponível, desde captadores cerâmicos até vários tipos diferentes de Alnico (o tipo mais comum em captadores de alta qualidade). O tipo de material normalmente varia conforme a faixa de ganho e estilo de captadores, com alguns tipos de Alnico sendo mais indicados para captadores de alto ganho.
Quanto a quantidade de voltas da bobina, não se desespere. A quantidade de voltas interfere diretamente no volume de saída do captador e na dinâmica do mesmo. No entanto essas características normalmente são traduzidas em gráficos e outras informações nos sites dos fabricantes para te ajudar a ter uma ideia melhor.
Como decidir qual captador comprar com tantas opções?
Então chegou a hora de você se decidir.
Imagino que esteja se perguntando como se decidir em meio a tantas variáveis, certo?
Fica calmo que o caminho não é dificil assim.
A partir do momento que você se decidir entre um Single Coil e um Humbucker então eu tenho alguns passos que sugiro que você siga:
- Avalie exatamente qual som é prioridade para você tirar da sua guitarra. Não existe um captador ou guitarra perfeito para todos os tipos. Aqui você precisa priorizar o que for mais usar
- Dê uma pesquisada rápida sobre os tipos de captadores que os guitarristas que te influenciaram usam. Hoje na internet você consegue achar tudo! TUDO!
- Vá nos sites dos principais fabricantes e ouça tudo! Todos os fabricantes tem boas sessões de áudios e de informações onde você pode comparar cada cap e se informar melhor para se decidir.
- Tente se informar com quem já usou o captador, por exemplo em fóruns.
Fez isso tudo e ainda tem dúvida? Priorize o passo 1 e mande brasa! Se você escolheu uma marca de qualidade com certeza vai ter bons resultados e não vai se arrepender!
* * * * * * * * *
E ai o que achou? Da pra iniciar a sua pesquisa sobre seus próximos captadores?
Deixe sua opinião nos comentários!
Um abraço.
Jorge