Qual Equipamento Escolher?
Por que 95% dos equipamentos de mesma categorias são basicamente iguais
Fala galera tudo bom?
Depois de um descanso merecido no fim do ano, estou de volta! Espero que o ano tenha começado com tudo pra vocês também!
Pra começar bem o ano vou abordar um assunto hoje referente à nossa incessante busca pelo timbre perfeito e o quanto nos preocupamos em ter os melhores equipamentos.
A pergunta da vez é; Qual pedal eu devo escolher?
Devo comprar um Tube screamer original ou aquele de boutique que é melhorado e tudo mais?
Ou devo comprar uma cópia qualquer?
Qual timbre estamos buscando afinal e qual equipamento devemos escolher?
Ao longo desses anos tocando guitarra, escrevendo aqui no Máquinas de Música, lidando diariamente com guitarristas na Django Pedais uma coisa ficou certa pra mim; Todo guitarrista está na busca de um timbre ideal e procurando maneiras de melhorar ainda mais o seu timbre.
Isso com certeza é uma excelente ideia, e melhoria contínua deveria ser objetivo de todo mundo que toca guitarra!
A maior dificuldade nesses casos é saber qual timbre estamos procurando e qual ou quais equipamentos precisamos conseguir para chegarmos no timbre que queremos.
Isso tudo sem falar no desenvolvimento como músico, crucial, para conseguir qualquer timbre decente.
Essa busca acaba nos levando a conselhos, dicas, “verdades” e várias outras conversas que nos leva a comprar equipamentos baseado unicamente no que um amigo, um cara na internet ou outra pessoa qualquer diz que precisamos comprar ao invés de chegarmos ao equipamento que realmente precisamos.
Pra ilustrar o assunto, vou dar alguns exemplos levando em conta um pedal que a grande maioria dos guitarristas tem, deseja ter, ou tem um similar em seus boards;
O Tube Screamer.
Quero um Overdrive tipo Tubescreamer – Similar, boutique ou original?
Escolher um bom pedal de Overdrive para o seu set pode ser uma tarefa simples a principio, mas pode também se tornar uma das mais complicadas.
E por que?
Principalmente pelo fato de que existem milhões de opções diferentes no mercado hoje em dia e conseguir diferenciar uma da outra, saber quais são as boas opções e as ruins, isso tudo é um desafio a parte.
Para entendermos melhor, suponhamos que um guitarrista (João) esteja a procura de um overdrive tipo Tube Screamer para o seu set e não sabe qual escolher.
João já pensou em comprar um TS 808, mas alguns amigos recomendaram que pegasse um Bad Monkey, um Boss SD1, um Wampler Clarksdale ou um clone qualquer.
Com tantas opções, João naturalmente ficou em dúvida, principalmente por não ter como testar todos esses pedais. O que ele deveria fazer nesse momento para escolher o melhor Overdrive para o seu caso?
A resposta é a mesma para dezenas de outras situações que abordamos anteriormente aqui no site.
Conhecer perfeitamente qual o timbre que você procura. A partir disso, João, mesmo não podendo testar os pedais, poderá pesquisar sobre as limitações de cada um e sacar se ele deve comprar o TS 808, o Boss ou investir em um pedal de Boutique.
Ponto importante; A escolha deve ser feita com base única e exclusiva nas necessidades do João e nunca com base apenas no que seu amigo acha ou sabe.
Mas afinal, Qual pedal o João deve escolher?
Com tantas opções disponíveis, tantos reviews e principalmente tantas opiniões, qual o pedal o João deve escolher?
Quando uma empresa usa um circuito como base a ponto de dizer que um circuito é baseado no outro (como o caso dos TS like) as diferenças finais costumam ser bastante sutis.
Sim, eu sei que um tem um som mais arredondado, outro é mais ardido, outro mais smooth, outro tem um melhor controle de tone, etc etc etc.
Mas a grande verdade é que, se você toca para um público que não seja feito apenas de guitarristas, esses 5% de diferença entre um pedal e outro não farão a menor diferença para quem ouve!
O que eu quero dizer com isso?
Que o excesso de análise na escolha de um pedal, em meio a opções tão parecidas, dificilmente vai fazer alguma diferença significativa no timbre final (a maior parte da diferença se dará com relação a sua habilidade de usar bem o pedal ou não).
Um bom pedal não faz um bom timbre e nem um timbre ruim. É apenas uma ferramenta para te ajudar a chegar la!
A pergunta que resta no fim das contas é;
Você está disposto a pagar mais caro pelos 5% de diferença?
Ou prefere desenvolver sua habilidade de usar bem qualquer bom overdrive?
Essa é a pergunta que o João tem que responder.
* * * * * * * * *
E ai, qual a sua opinião a respeito?
Você costuma pagar pelos 5% de diferença?
Um abraço.
Jorge