• Página Principal
  • O que é o Máquinas de Música?
  • Blog
  • Faça sua pergunta
  • Contato

Máquinas de Música

Melhorando o mundo da música, um guitarrista por vez.

  • Como escolher seu Amplificador
  • Como usar os efeitos
  • Entenda o seu Overdrive
  • A ordem dos seus Pedais

Guitarras falsificadas, réplicas e afins – 3 razões pelas quais eu repudio!

06/02/2014 by Jorge Lopes 16 Comments

Você compraria uma Réplica (falsificada) de uma Fender ou Gibson?

O crescimento da falsificação de guitarras famosas

Por Jorge Lopes. Eu simplesmente detesto qualquer falsificação ou coisa que o valha!

De uns meses pra cá tenho acompanhado bastante alguns grandes grupos e fóruns voltados à guitarristas internet  e o conteúdo dos assuntos vem me decepcionado bastante. Isso vem acontecendo por vários motivos diferentes. No entanto, tem um deles em especial que me deixa bastante preocupado que é a compra a popularização do uso de guitarras falsificadas. Principalmente os modelos clássicos da Gibson ou da Fender.

Em muitos canais do youtube existem pessoas dizendo maravilhas sobre estas supostas “réplicas”. O que dizer? É patético ver alguém investir seu dinheiro em instrumento simplesmente pela aparência. Sim, pela aparência. Por que pela construção e principalmente pelo som, teríamos um milhão de outras opções legais mesmo no mercado brasileiro na mesma faixa de preço.

É muito importante deixar claro que ao longo do texto falarei sobre as falsificações de guitarras Fender e Gibson (as já famosas Chibson), no entanto isso vale para qualquer instrumento de qualquer marca. A referência a essas duas marcas é apenas por conta da popularidade, uma vez que existem inúmeras marcas de qualidade semelhante e muitas vezes superior a essas duas, sem precisar de copiá-las.

Gibson Les Paul - ORIGINAL
Gibson Les Paul – ORIGINAL

Qual é o seu objetivo com a sua guitarra?

Vários fatores me intrigam profundamente no que diz respeito ao uso de guitarras falsificadas. E tenho umas perguntas pra você que utiliza essas guitarras:

– Qual o seu objetivo com relação à música? Qual a sua expectativa com relação a este instrumento? Espera que seja comparado ao original? (além da aparência).

O que me surpreende é que a cada dia que passa, o mercado da música passa a dar ainda mais valor à aparência e cada vez menos valor à música. E gente, não é pra fazer música que a gente compra, investe e vai atrás de todo esse equipamento e conhecimento? Onde essas guitarras falsificadas estão te levando? Elas estão te ajudando a por a sua arte na rua? São melhores pra isso do que guitarras da mesma faixa de preço mas que não se tratam de falsificações?

Tenho três pontos que gostaria de falar a respeito da compra e venda de guitarras falsificadas e do motivo pelo qual eu simplesmente abomino a compra, venda, fabricação e existência de qualquer coisa do tipo. Vamos la!

1 – Você não precisa de um nome (falso) no seu headstock para fazer sua música

A guitarra é um meio. A música nunca foi a respeito de ter instrumentos ou de ter a guitarra mais bonita, os pedais mais caros e variados ou os melhores amplificadores. Tudo isso é meio para um fim. E esse fim é a música.

Se o seu equipamento se tornou mais importante pra você do que sua música chegou a hora de avaliar sua prioridades!

Com base nisso eu digo uma coisa que pode soar clichê; o nome escrito no Headstock não muda o sentido da música que você tem que fazer! Não é ele que vai te levar a frente, que vai aumentar seu potencial criativo ou que vai te ajudar a ter uma abordagem diferente com sua música. Na verdade, o nome no Headstock não faz a mínima diferença desde que a música esteja à sua frente.

Resumindo; o que você realmente precisa é de fazer música e divulgar tudo que concluir. Não usar seu equipamento (ou a falta dele) como uma muleta para justificar sua inércia.

2 – Produto falso é crime!

Falsificação é crime desde a criação do produto falsificado, passando pela venda, recepção e consequente uso. Não existem justificativas que isentam você, que utiliza uma guitarra falsificada disso.

O mundo não é justo, os impostos não são justos, os preços não são baratos, as empresas abusam, enfim. As coisas não colaboram e mesmo assim, o uso de guitarras falsificadas continua sendo um crime (exceto se você morar na China e usar sua guitarra somente lá).

3 – As guitarras falsificadas contribuem para a decadência das marcas

Nos últimos anos, surgiram algumas notícias relacionadas aos resultados financeiros de empresas como a Fender. O resultado sempre vem mostrando que o crescimento é baixo e a lucratividade vem caindo ao longo dos anos.

Infestando o mercado de produtos falsificados torna cada vez mais difícil a identificação do que é verdadeiro e do que não é, assim como contribui para que as inovações advindas de grandes e pequenas empresas sejam ainda mais limitadas.

No longo prazo, isso tende a nivelar por baixo o mercado de instrumentos musicais. Tornando o mercado definido simplesmente pelo adesivo colado no headstock e não pela qualidade dos instrumentos.

____________________________________________

E ai? Qual sua opinião? Vocês compram esses instrumentos? Você já se perguntou por que eles não lançam suas marcas e encaram a barra de lidar com assitência? Garantia de Qualidade e tudo mais?

Toquem mais e façam cada vez mais música!

Jorge

Filed Under: Guitarra e cultura Tagged With: Fender, Gibson, Guitarra

About Jorge Lopes

Engenheiro, leitor e músico.
Vive a paixão pela música diariamente, seja tocando, compondo, escrevendo, modificando pedais ou desenvolvendo novos equipamentos para a Django Pedais.

Copyright © 2023 · Magazine Pro on Genesis Framework · WordPress · Log in