Como eu uso o Pedal de Loop
Como uso o Pedal de Loop para melhorar minha técnica
Se você, assim como eu já se perguntou como utilizar de maneira prática um pedal de loop ou como um pedal desses poderia te ajudar a dar um upgrade no seu som, habilidade ou maneira de tocar, então você chegou no lugar certo.
Depois de algumas semanas passadas com o meu novo brinquedo eu resolvi escrever um pouco sobre pedais de Loop e como o uso de um deles tem me ajudado a melhorar (e muito!) a minha técnica!
Mas antes de mais nada, vamos começar pelo básico:
O que é um pedal de Loop?
Um pedal de Loop, diferente de outros pedais de efeitos, é um pedal que não faz nenhum alteração específica no som produzido pela guitarra. Mas como assim? Simples. O pedal de loop não produz nenhum efeito ele apenas repete partes previamente gravadas pelo guitarra conforme a interação do guitarrista com o pedal.
Ou seja, com um pedal de Loop é possível gravar determinadas bases e usá-las posteriormente para tocar outras partes por cima, tudo isso sem precisar lançar mão de nenhum equipamento de gravação específico. Simples não?
Em termos bem simples; um pedal de loop é basicamente um gravador e player ao mesmo tempo. Você grava um trecho, é capaz de reproduzi-lo imediatamente e além disso pode fazer uma nova gravação e combinar as duas partes e assim por diante.
Por conta disso, as possibilidades de uso de um pedal de Loop são imensas, o que faz desse pedal uma ferramenta sensacional para qualquer músico ter em seu arsenal e usar com muita frequência!
Quais os tipos de uso para um pedal de Loop?
Treinar a avaliar sua performance
Como todo bom músicos, nós precisamos ficar de olho na qualidade das nossas performances. Mas o que isso significa? Significa que precisamos nos ouvir de maneiras variadas, ou seja, além do que ouvimos no momento em que estamos tocando.
Nesse quesito o pedal de Loop aparece como ótima opção, pois a partir do exato momento que você interrompe a gravação e inicia o playback você terá a opção de ouvir o que você acabou de tocar/gravar usando o pedal de loop e se avaliar e, acredite em mim, você vai se avaliar/criticar muito a partir desse momento.
Mas lembre-se: use tudo que percebeu enquanto escuta a sua gravação ao seu favor para melhorar como músico. Auto crítica sem ação não tem utilidade alguma!
Praticar os seus solos:
Depois de fazer umas boas gravações no seu pedal de loop de algumas harmonias legais, umas boas bases e tudo mais, chega a hora de praticar e muito a sua habilidade nos solos.
Na minha opinião é aqui que o pedal de Loop mais brilha. É um excelente companheiro na hora dos treinos para praticar aquele solo que você quer tirar, melhorar sua capacidade de improvisação ou só tentar adicionar novos riffs ao seu vocabulário.
Outro ponto importantíssimo do uso de um pedal de Loop na sua prática é que, ele, assim como a prática com Backing Tracks ou com uma banda ajuda e muito a você praticar o seu tempo e melhorar cada vez mais a sua habilidade e capacidade de tirar um bom som no contexto de uma banda.
A partir daqui, cada oportunidade de tocar em uma Jam session vai ser um momento de mostrar os resultados das práticas com o pedal de Loop. Os resultados são rápidos!
Composição
Se você gosta de compor tanto melodias quanto músicas completas, um pedal de Loop vai ser uma das melhores ferramentas do seu arsenal. Garantido!
A possibilidade de criar uma melodia simples, tocá-la varias vezes enquanto você pensa nos próximos trechos, numa parte da letra ou coisas do tipo é muito útil.
Além disso, vários dos pedais de Loop disponíveis hoje no mercado permite que você salve direto para um computador os loops criados, bem como permite que você crie loops básicos no computador e importe direto no pedal para poder usar em situações de show ou de treino.
Isso torna o pedal de Loop uma ferramenta ainda mais útil e versátil!
Como praticar usando um pedal de Loop?
Para começar a usar o pedal de Loop é muito importante termos em mente que, diferente dos outros pedais de efeito comuns, um pedal de Loop requer um tempo de prática e aprendizado antes de ser dominado.
Mas não tenha receio de se aventurar no pedal de Loop. Assim que você vencer o periodo inicial de aprendizado a diversão real começa e, eu posso te garantir, ela não tem fim!
Hoje eu pratico o pedal de Loop de uma maneira muito simples mas extremamente prática:
– Primeiro eu penso – muitas vezes rascunho – uma melodia bem básica que será a base de toda a brincadeira.
Lembre-se de manter o ritmo de maneira mais controlada possível. Uma faixa com o tempo instável pode afetar negativamente a sua prática.
É importante salientar que, se você tiver um baixo em mãos pode até usá-lo como ponto de partida.
Se estou a fim de praticar minha capacidade de solo e improvisação, eu já posso começar a minha prática por aqui.
Caso eu esteja com algum pedal com capacidade de importar/exportar dados, eu já posso pensar em exportar a base criada para o computador. Isso com certeza é muito útil para que você tenha mais variedade de faixas nas suas próximas práticas.
Ao fim de uma pequena sessão de prática com o seu pedal de Loop você terá:
- Praticado com sua guitarra
- Praticado sua improvisação
- Aumentado sua habilidade em solos
- Criado uma nova base para usar sempre que precisar.
* * * * * * * * * * *
Mas agora me fala de você:
Você tem ou já usou um pedal de Loop? Qual a sua opinião a respeito?
Um abraço.
Jorge