Aprendar para que serve e como usar o efeito de cada pedal
Já se perguntou para que serve determinado pedal? Ou talvez você ja tenha tentado entender como usar um efeito específico e não conseguiu sacar qual a utilidade dele, não é verdade? Por outro lado, talvez você entenda exatamente a funcionalidade de determinado efeito mas quer ficar ainda melhor na hora de tirar proveito dele? Se você está em uma dessas situações, então você está no lugar certo.
Portanto se o seu lance é tirar o máximo de cada pedal de efeito que você tem, aqui você vai ver um compilado dos nossos posts a respeito de alguns pedais de efeito que o pessoal tem mais dificuldade em tirar o melhor proveito. Ao longo do tempo, abordamos (e vamos continuar abordando) alguns efeitos que guitarristas de todos os níveis costumam ter dúvidas sobre como aproveitar melhor e como usar da maneira mais otimizada possível, por aqui no Máquinas de Música, o objetivo é sempre fazer cada guitarrista ficar cada vez melhor!
Como usar o efeito – Treble Booster (Booster de agudos)
Um dos efeitos que são mais mencionados quando falamos a respeito de pedalboards de guitarristas famosos como por exemplo o Brian May (Queen), é o treeble booster. Esse pedal simples está sempre presente na maioria dos sets dos guitarristas que procuram uma maneira de saturar o pré amplificador dos seus valvulados pra conseguir chegar no Crunch legal das válvulas e, de quebra, incrementar bastante o Sustain da sua guitarra.
Nesse post que fizemos um tempo atrás, abordamos as características de vários pedais de booster que temos hoje no mercado, as suas diferenças, pontos negativos e positivos e o mais importante: Como tirar o máximo de cada um deles!
Uma análise e explicação de cada controle que é comumente encontrado nesses pedais foi dada para facilitar o uso do seu próximo Treeble Booster! Saca só
Como usar o efeito – TREEBLE BOOSTER!
Como usar o efeito – Compressor
Pra continuar a série sobre como usar o efeito, a gente falou também de outro que muitas vezes é bastante polêmico; o pedal Compressor.
Esse efeito que é adorado por baixistas em geral traz um efeito extremamente comum e muitíssimo usado em estúdios; o Compressor. No entanto quando trazemos isso para a realidade dos guitarristas o fato é que, nem todos os guitarristas conseguem entender completamente qual a função de um compressor e como esse efeito pode te ajudar a tirar exatamente o som que você procura. Saber usar e tirar o máximo de um pedal Compressor em todas as situações que ele pode ser usado é um grande feito e uma oportunidade gigante para nós guitarristas!
Dai, neste post nos comentamos sobre cada controle presente normalmente nos pedais Compressores, explicamos a funcionalidade de cada um destes controles e demos exemplos de como elas podem ser usadas em situações da vida real do guitarrista. Quer mais que isso?
Quer saber como tirar o máximo do seu compressor? Clique no link abaixo!
Como usar o efeito – COMPRESSOR
Como usar o efeito – Delay
Depois de passar pelo Treeble Booster e pelo Compressor, nós finalmente chegamos a outro pedal de efeito extremamente usado mas que, na grande maioria das vezes os guitarristas não conseguem tirar o máximo dele; o pedal de Delay. Como mencionamos no nosso post sobre como usar o efeito delay, esse pedal, se bem usado pode ser tornar um dos pedais mais versáteis do set de pedais de qualquer guitarrista. É um efeito que pode adicionar milhares de camadas ao seu som e torná-lo muito mais rico e complexo do que uma simples sequência de acordes.
Um pedal de efeito bem usado (vide The Edge, David Gilmour, Eric Johnson etc) traz centenas de novas possibilidades a um set de pedais já existe. No entanto se você leu até agora e não conseguiu entender como isso pode acontecer, com certeza você precisa dar uma olhada no link abaixo e entender como cada controle do pedal de Delay atua no som, qual a função de cada um deles, como você deve fazer para setar o seu pedal de Delay para trabalhar como ambiência e muitas outras coisas. Saca isso!
E ai, curtiu o que viu aqui até agora? Mas ainda tenho um bônus pra você!
Bônus! Como usar o Loop de Efeitos do seu amplificador
Acho que ia parar por ai? Não não. Existe mais uma faceta presente em todo amplificador que pode dar outra vida a vários dos seus pedais de efeito. Estou falando do Loop de Efeitos.
Aqui no site, a um tempo atrás também abordamos essa funcionalidade que muitas vezes é sub utilizada mas pode ser a salvação para a manutenção doo seu bom timbre. Saber usar bem um Loop de efeitos se torna extremamente vantajoso hoje principalmente quando vemos vários amplificadores mesmo os de menor porte (amplificadores de 10 ou 20 watts) que já vem com um bom Loop de efeitos.
Nunca soube qual a utilidade do Send e Return do seu amplificador? Então clique no link abaixo e aprenda tudo a respeito do seu Loop de efeitos!
* * * * * * * *
Quer saber como aproveitar ainda mais o seu equipamento? É na nossa lista de email que estão as melhores conversas e nossos assuntos mais específicos. Entra lá que é exclusivo.