Como usar pedais e pedaleira juntos
Você tem uma pedaleira e, além disso, tem vontade de usar alguns pedais de efeito para cuidar de efeitos específicos?
Ou talvez você tenha uma pedaleira e já tenha alguns pedais mas tem dúvidas sobre como tirar o melhor dos dois juntos?
Se você se identificou com um dos dois casos então o post de hoje é pra você!
Continuando a deixa da semana passada, onde abordamos a fundo como e quando equipamentos analógicos e digitais podem ser usados juntos e como você pode tirar o máximo deles, hoje eu vou falar sobre como você pode usar todo o poder da sua pedaleira e combinar com a precisão de um bom efeito analógico vindo de um pedal, para tirar o timbre que você procura.
Então o objetivo hoje é mostrar quando é possível usar uma pedaleira junto com pedais de efeitos analógicos, mostrar algumas sugestões de como você pode tirar um excelente timbre deles e como aproveitar o que cada um tem de melhor.
Você pode usar pedais e pedaleira juntos?
Se você está lendo esse texto então você já sabe e acredita que o mais inteligente que podemos fazer é tirar o que há de melhor em cada um dos mundos – analógico e digital – com foco no objetivo final que é fazermos boa música, certo?
Então, provavelmente você tem uma pedaleira (ou pensa em ter uma) e pretende complementar as possibilidades oferecidas por ela com alguns efeitos analógicos, certo?
Em minha opinião, essa é uma das melhores maneiras de tirar o máximo do seu equipamento quando você tem em mãos uma multi efeitos. As possibilidades ficarão ainda maiores e você pode deixar cada parte do equipamento fazer o que faz de melhor.
Quais os benefícios de usar pedais e pedaleira ao mesmo tempo?
Se fizermos uma análise dos benefícios em ter um mix entre efeitos digitais (multi efeitos) ou efeitos analógicos veremos que trabalhar com os dois muito nos abre um leque gigantesco de possibilidades. Vou listar algumas básicas:
- Você pode ter dezenas de efeitos, os quais você usa pouco, a sua disposição sem ocupar espaço adicional no seu set.
- Você não precisará depender unicamente de uma fonte de efeitos – Se não gostar do Overdrive da sua pedaleira, poderá usar um pedal.
- Você poderá abusar dos presets presentes na sua pedaleira.
- Você poderá usar sua pedaleira como interface de gravação mesmo usando os efeitos analógicos dos seus pedais.
E por ai vai…
Quando você mixa os dois mundos, uma camada adicional de flexibilidade e possiblidades é adicionada e você passa a enxergar e a usar os benefícios dos dois mundos, por ex:
Suponhamos que você ama o timbre do Phaser da sua pedaleira, mas não suporta usar o Overdrive.
Simples.
Mixando os dois você usa facilmente o Phaser da pedaleira e o Overdrive do seu pedal de Overdrive favorito.
E se a sua pedaleira te oferecer um loop de efeitos configurável, ai você acaba de ganhar uma outra camada ainda maior de versatilidade.
O pulo do gato aqui está em dominar o uso das duas ferramentas. Uma vez feito isso, tudo que você terá que fazer é aproveitar ao máximo o seu excelente timbre.
Qual a melhor maneira de posicionar:
Se você já teve a oportunidade de ler o nosso guia sobre como posicionar os seus pedais de efeito no seu set de pedais, você já deve ter percebido que tudo segue uma lógica relativamente simples levando como base o tipo de efeito, certo?
Sendo assim, aqui seguiremos a mesma lógica apresentada la. Levando em conta que, dependendo do efeito que usaremos através de um pedal, nós não teremos a mesma flexibilidade de posicionamento.
Sendo assim, vamos a alguns exemplos:
Cenário 1: Pedaleira e Pedais de Overdrive e Distorção
Suponhamos que você queira usar as modulações da sua pedaleira, mas deseja usar os Overdrives e distorções dos seus pedais. Qual a melhor maneira de posicionar?
Certamente eu posicionaria os pedais de Overdrive e Distorção (etapa de ganho) no inicio da cadeia e na sequência, posicionaria a pedaleira ou multi-efeitos que você use.
Cenário 2: Pedaleira e um Wah Wah:
Caso você queira aliar o poder da sua pedaleira ou multi-efeitos a um bom pedal de Wah Wah, o modo de uso é bastante simples:
Basicamente você usará o seu pedal de Wah no inicio da cadeia como você faria normalmente e logo na sequência posicione a sua pedaleira.
Cenário 3: Pedaleira e Pedal de Delay (ou outras modulações)
Caso a sua intenção seja usar todo o poder da sua pedaleira ou multi-efeitos e aliar isso a um bom Delay analógico, o modo de uso é semelhante aos anteriores:
Basicamente a ideia é manter o Delay (assim como as outras modulações) no fim da cadeia de sinal, sendo assim a minha sugestão é que você coloque o Delay na saída da sua pedaleira.
O ponto importante aqui é se atentar à regulagem da saída da pedaleira para não saturar o seu Delay inadvertidamente.
* * * * * * * * * * * * * *
Mas agora é a sua vez: Como você pretende aliar os seus pedais analógicos com a sua pedaleira ou multi-efeitos?
Qual o resultado você espera ter?
Responda logo abaixo nos comentários!
Um abraço.
Jorge