Como praticar sem incomodar todo mundo
Como controlar o seu volume, manter o timbre e praticar em paz usando simuladores.
Se você é um leitor assíduo do site já deve ter percebido que nos últimos meses eu tenho postado bem menos do que de costume. Isso é verdade. Recentemente o site, as guitarras e os outros projetos precisaram ficar um pouco de lado, uma vez que estive de mudança.
E foi bem o fato de me mudar (para um apartamento) que fez com que as minhas possibilidades em relação ao volume em que posso usar o meu amplificador mudarem radicalmente.
Mas você deve estar pensando: O que isso tem a ver com o post?
Tem tudo a ver.
Hoje eu vim aqui pra te contar como eu tenho contornado as limitações que morar em um apartamento trazem para nós guitarristas e como isso pode ajudar a abrir outros horizontes.
Sim, você leu certo. No fim das contas isso pode ser uma coisa boa.
Praticando Guitarra morando em um apartamento
Se você mora ou já morou em apartamento sabe como funciona: Todo barulho que é feito em um apartamento é potencialmente ouvido pelos vizinhos.
Isso significa que se você plugar sua Les Paul naquele Marshall JCM de 50 watts, provavelmente terá vizinhos na sua porta antes que as válvulas aqueçam de verdade.
E não pensem que eles estarão lá pra te ouvir tocar. Nada disso.
Faça isso várias vezes e provavelmente terá que procurar um novo lugar pra morar.
Pois é, agora passei para o time dos moradores de apartamento que precisam conviver com a séria limitação na quantidade de barulho que podemos fazer, e consequentemente limitar severamente o uso de amplificadores (principalmente os bons valvulados) enquanto estamos em casa.
Se você está na mesma situação eu tenho algumas dicas para compartilhar com você que vem me ajudando a contornar as limitações impostas pelo ambiente.
Praticar Guitarra usando fones de ouvido e simuladores
Eu já falei aqui da absurda qualidade que alguns simuladores tem conseguido oferecer atualmente e como podemos tirar proveito disso.
Pensando nisso, logo que me mudei, o meu iRig passou a ser mais usado do que nunca.
Os simuladores disponíveis para o iPhone e iPad tem se mostrado excelentes alternativas enquanto preciso praticar sozinho e não quero confusão com a vizinhança.
Se você não tem um iPhone ou iPad, pode com certeza usar os milhares de simuladores disponíveis para PC ou MAC (incluindo o Amplitube) e fazer uso das várias opções de upgrade disponíveis.
Recentemente, a IK multimidia, fabricante do iRig, lançou uma versão do aparelhinho voltada aos usuários de Android. Dai não tem desculpa para ficar sem uma interface.
Vale lembrar que existem várias outras opções de interface para guitarra que valem ser estudadas.
Quais simuladores usar:
Então, agora você já sabe que precisa de uma interface para ligar a guitarra no iPhone ou iPad, então a próxima pergunta deve ser: quais simuladores de amplificadores/efeitos devo usar?
Vou dar uma breve explicação sobre os simuladores que tenho usado:
JamUp:
O JamUp, da Positive Grid, me foi apresentado por um leitor do site e usuário do nosso forum. Desde o meu primeiro uso eu migrei totalmente e hoje uso ele quase que exclusivamente.
A versão básica do JamUp vem com alguns amplificadores básicos e uma lista modesta de efeitos, mas o que impressiona mesmo é a qualidade absurda das simulações.
Se você decidir fazer o upgrade para a versão paga, você terá uma lista maior de amplificadores e efeitos (não completa), acesso a um loop onde você pode gravar o seu loop ou usar uma backing track, mesa com dois canais para gravação, possibilidade de salvar presets, etc.
E sim, eu plugo todos os meus pedais físicos diretamente na interface antes de ir ao simulador.
O JamUp é uma suíte muito legal que vale cada centavo do upgrade.
Em breve publicarei um post detalhado mostrando como eu configuro e uso o JamUp atualmente.
Amplitube
Pra quem tem ou já teve o iRig, o Amplitube é um velho conhecido. Da mesma fabricante do iRig cada peça da interface em sua versão grátis oferecendo sempre uma interface extremamente amigável e boas simulações.
Com recursos básicos e a porta de entrada para a maioria dos guitarristas no mundo das simulações.
Usei por vários meses e tenho um detalhe para adicionar: não se deixe levar pelas simulações dos amps grátis. As simulações dos amplificadores pagos são simplesmente fantásticas e valem cada centavo.
GarageBand
O GarageBand é muito mais do que um simples simulador de amplifcadores. Trata-se de uma suíte de gravações completa que equipa praticamente todos os equipamentos da Apple.
Nas últimas versões, o GarageBand vem equipado com uma boa variedade de simuladores de amplificadores que são uma mão na roda na hora de gravar aquele riff ou praticar no meio da noite.
O único ponto que achei negativo com relação ao GarageBand é a questão ruído. Achei os níveis de ruído maiores enquanto usava a simulação nativa do GarageBand.
Por outro lado, como se trata de uma suíte de gravação, você pode usar qualquer outro simulador (como o JamUp ou o Amplitube) dentro do GarageBand do mesmo jeito que faria em qualquer outra DAW usando um computador.
Esse recurso transforma qualquer iPad ou iPhone em um estúdio portátil extremamente versátil.
Bias Amp
A Positive Grid tem vários outros produtos além do já mencionado JamUp. Um dos mais surpreendentes e versáteis é o famoso Bias Amp.
Esse não é um app para quem quer apenas algo pra tocar alguns minutos.
O Bias amp é feito para você que é aficionado por timbres e gosta de ter controle sobre cada detalhe do timbre do seu amplificador.
Usando o app, você pode definir desde as válvulas usadas no Pré amp e no Power, até aos tipos de transformadores, tonestacks e tudo mais. As possibilidades são basicamente infinitas e os resultados simplesmente impressionantes!
A importância de bons headphones
Para que a sua prática seja excelente mesmo que você não esteja colocando o seu amplificador valvulado no último volume, será imprescindível que você invista em bons Fones.
Na minha opinião esse é um dos melhores investimentos que um músico pode fazer.
Um bom fone vai durar anos e te acompanhar nas mais diversas situações: desde simplesmente ouvir música, até gravar ou praticar usando simuladores.
A diferença no resultado do uso de simuladores quando usando bons fones de ouvido é simplesmente gritante, no entanto muitos guitarristas ainda menosprezam esse fator importante.
A minha recomendação é que você invista em um bom fone do tipo Closed back e tome cuidado para não exagerar no volume.
* * * * * * * * *
Agora eu quero ouvir de você. Já usou ou usa simuladores?
Quais já usou e como usa?
Um abraço.
Jorge