Fabricantes de equipamentos – Como são construidos os pedais e amplificadores que usamos
Uma rápida olhada nas fábricas de onde saem os nossos equipamentos tão amados
Por Jorge Lopes que ainda não pode mostrar a sua fábrica de equipamentos
A alguns posts atrás já falamos sobre como são fabricadas algumas guitarras que são as principais escolhas da maioria dos guitarristas. Mostramos a fábrica da Gibson e também mostramos a Fábrica da Fender e como são fabricadas as Fender Stratocaster. Hoje vamos mostrar como algumas marcas trabalham para fabricar os equipamentos que tanto amamos e usamos para tirar os nossos timbres. Você acha que a montagem manual é importante? Ou confia nas máquinas automatizadas para fazerem o trabalho? Veremos de tudo um pouco nas linhas abaixo:
1. Electro-Harmonix
No coração dos EUA, mais precisamente em Nova York está a fabrica da Electro-Harmonix. A Electro-Harmonix, já a algumas décadas vem lançando e mantendo no mercado vários pedais que se tornaram verdadeiros clássicos. Dentre eles, podemos citar alguns como:
- Big Muff (disparado o mais clássico de todos!)
- Memory Man Delay
- Electric Mistress
- Entre muitos outros
2. Mesa Boogie Engineering
No nosso último post, falamos um pouco sobre a história da Mesa Engineering e focamos na trajetória dos amplificadores da série Mark. No entanto, a Mesa Engineering está longe de ser só isso. No video abaixo podemos ver a parte da montagem dos cabeçotes da mesa e famoso teste com o martelo. Esse é apenas uma parte de uma série de videos que cobrem cada parte do processo de construção dos amplifadores Mesa Boogie.
Durante os videos podemos ver vários amps da marca como:
- Lonestar
- Mesa Rectifier
- Alguns Mesa Série Mark, provávelmente Mark V
Não deixem de conferir cada um das outras partes desse tour.
Podemos ver que embora tenham automatizado partes do processo, a parte que diz respeito à montagem em si é totalmente manual, feita com um cuidado primoroso.
3. Marshall Amplification
A história da Marshall como fabricante de amplificadores se confunde com a história do próprio Rock ‘n’ Roll como o conhecemos hoje. É difícil imaginar a existência de vários timbres clássicos sem o uso desses amplificadores tão icônicos. Poderíamos citar vários guitarristas que fizeram história com os amplificadores Marshall, como por exemplo
- JTM 45 – ‘Marshall Bluesbreaker’ – Eric Clapton, Jack White
- JCM 800 – Slash, Tom Morello,
- Marshall 1969 – Marshall Plexi – Jimmy Hendrix, Jimmy Page que já falamos aqui, Slash (que também falamos aqui)
Esses são só alguns exemplos rápidos. A história da Marshall em si merece um post completo e terá.
No video abaixo, Phil Wells nos guia por uma visita pela fábrica da Marshall na Inglaterra, de onde saem os clássicos que são fabricados até hoje pela companhia. É dessa fábrica que saem também os novos amplificadores lançados mais recentemente. Todos os amplificadores que tem a estampa “made in England” são fabricados nessa unidade.
A Marshall mostra que desenvolveu ao longo do tempo e que mantém o padrão de qualidade lá em cima.
3. Taylor Guitars
Saindo um pouco da área da guitarra elétrica eu lanço duas perguntas pra você:
Já teve a curiosidade de saber o motivo de os violões Taylor serem tão caros? Não teve a oportunidade de tocar um modelo mas gostaria de saber o que faz esses violões serem tão apreciados? Vamos dar uma olhada na fábrica e no processo de produção da Taylor Guitars que já podemos ter uma ideia do motivo pelo qual seus instrumentos são tão valorizados.
Podemos ver o nível de cuidado e controle que é mantido em cada passo da produção para que no final, o que tenhamos seja uma verdadeira obra de arte. Vendo esse vídeo não me surpreende que cada um desses violões custe o preço que custam (não falando em valor no Brasil que é absurdamente mais caro do que deveria).
Podemos citar alguns artistas e bandas que usam vários violões Taylor:
- Rolling Stones
- Dave Matthews
- Jason Mraz
- Richie Sambora
- Alter Bridge
- Brian Ray
___________________________________________________________
Galera, espero que tenham curtido esses tours.
Saber como nossos instrumentos e equipamentos são feitos é um assunto que muito me interessa pelo fato de mostrarem o respeito que esses fabricantes tem por seus consumidores e o interesse deles te entregar pra nós guitarristas os melhores equipamentos possíveis.
Espero que tenham curtido e que compartilhem seus pensamentos com a gente.
Abraços.