Os Amplificadores do Jimmy Page
Os amplificadores que levavam o timbre do Jimmy Page um nível acima

Por Jorge Lopes
Quando vamos falar do timbre de um cara como o Jimmy Page, um post não é nada perto do que seria necessário pra dissecar tudo que ele usa e faz com as guitarras na mão. Por falar nelas, um tempo atrás falamos aqui sobre as guitarras do mestre Jimmy Page e aquilo foi só um aperitivo do que estava por vir. Não da pra falar dos equipamentos do Page e não falar sobre os seus amplificadores e como ele usava cada um e em que época. Os amplificadores do Jimmy Page são parte importantíssima tanto do som dele e do Led Zeppelin (entre outras bandas) como para o Rock de maneira geral, uma vez que o seu modo de usar os amps, fez com que muitas marcas criassem modelos para aquele tipo de uso, muito dos quais estão ai até hoje – vide a configuração da maioria dos Hiwatt. Passaremos pelos principais amplificadores do Jimmy Page tanto os usados apenas em estúdio quanto os usados ao vivo. Vamos lá!
1. Supro 1690t coronado

Essa era uma das principais armas secretas do Jimmy Page quando no estúdio. Um amplificador pequeno que, como podemos ver na foto era usado na configuração 1×12, no entanto o original era 2×10. Isso gerou uma confusão pois sempre acreditava-se que ele usava na configuração 2×10, mas quando o Jimmy Page doou o amplificador para o Rock ‘n’ Roll Hall o Fame, ele tinha apenas um falante de 12 polegadas. Como exemplo você pode ouvir o solo de Stairway to Heaven que foi gravado nesse amplificador Supro ai da foto.
2. Vox AC-30

Quando falamos que o AC-30 estava entre os mais clássicos amplificadores de todos os temposninguém pôde discordar. Esse foi mais um dos amplificadores que o Jimmy Page usou exclusivamente em estúdio. Uma máquina de timbres que era frequentemente usada em conjunto com sua Telecaster em várias gravações, principalmente na fase com os Yardbirds e também nas partes em que usava o Tremolo.
(I used Vox) AC-30 (amps). They’ve held up consistently well. …..You could get these one’s with special treble boosters on the back which is what I had.
Existem rumores de que ele tenha usado o AC-30 exaustivamente durante as gravações do disco Houses of the Holy, no entanto não existe confirmação oficial a respeito. Muito usado também nas turnês Plan/Page na década de 90.
3. Orange Matamp OR200

Aqui começamos a falar dos amplificadores usados ao vivo exaustivamente pelo Page. Em 1971 a Orange anunciava que o Jimmy Page passaria a endorsar a companhia usando os amplificadores fabricados por ela. A primeira aparição do Orange Matamp foi na Suiça no mesmo ano. A partir daí ele se tornou parte integrante e constante do set usado pelo Page nas apresentações ao vivo. Inclusive ele pode ser visto ao vivo no filme “The Song Remains The Same“. Esse amplificador foi usado pelo Jimmy Page entre 1971 e 1973, após essas turnês foi visto com menos frequência no set, eventualmente substituído por outros modelos da Orange.
PS: Nas turnês mais recentes, inclusive no show na O2 Arena (Que está indo para os cinemas!) o Jimmy Page usou um outro Orange também modificado especialmente pra ele. Esse amplificador era o Orange AD30
4. Marshall 1959L

Esse é mais um modelo que figurou na nossa primeira lista dos amplificadores mais clássicos de todos os tempos. Jimmy Page o usou pela primeira em 1969 e após isso o trouxe de volta aos palcos em 1971 quando dividia o uso com os Hiwatt. Naquela época o amplificador era usado tanto com as guitarras tanto com o Theremim. A partir de 1972 os Marshall tornaram-se os principais amplificadores do set do Jimmy Page e ficaram cada vez mais famosos no que dizia respeito do timbre do Led Zeppelin uma vez que foram usados até o fim da banda. Existem muitos boatos quanto a modificações que foram feitas nesse e amp e a maioria diz que ele, de fato, teve suas válvulas de saída originais substiuídas por KT88, fazendo com que a potência de saída passasse a 200 watts. Outro boato muito comum e também não confirmado é que esse amplificador teria pertencido a Jimi Hendrix antes de chegar às mão do Jimmy Page.
5. Hiwatt Custom 100 ‘Jimmy Page’

Esse pode ser considerado O amplificador do do Led Zeppelin em shows até 1971. Junto com o Tonebender é um dos principais responsáveis pelo timbre do Jimmy Page até a época.
Houveram vários momentos marcantes com esse amplificador, mas acredito que o show no Royal Albert Hall seja o mais memorável. Assista o show e escute o som dessa máquina. Page usou o Custom 100 pela primeira vez em 1969 e desde então ele tornou-se o seu principal amplificador nas apresentações ao vivo, até ser substituido pelos Marshall em 1972. O pré amplificador desse amp foi modificado para ter um pouco mais de ganho. O som do Hiwatt é tão emblemático que, eventualmente vemos fabricantes de pedais tentando simular o seu timbre, como foi o caso da Catalinbread com o RAH. O uso do Hiwatt Custom 100 não foi exclusividade do Jimmy Page. Outros músicos como Pete Townshend a David Gilmour usaram e, no caso do Gilmour, ainda usa esse amplificador.
_____________________________________________________
Falamos apenas dos cinco principais amplificadores do Jimmy Page, principalmente na fase do Led Zeppelin. Abordaremos no futuro os amplificadores que eram usados durante a fase dos Yardbirds pra vocês verem o quanto o cara é eclético em termos de amps. O que acham da escolha dos amplificadores dele? Conte pra gente ai nos comentários!
E não deixe de participar da nossa lista de emails