Por que escolher um Amplificador Valvulado?
Razões pelas quais você vai ficar com um Amplificador Valvulado
Por Jorge Lopes. Amante dos valvulados.
Olhe ai para o seu amplificador e me responda, o seu amplificador tem o som que você gostaria? O seu amplificador é um amplificador valvulado?
Se você não tem um amplificador valvulado, ou mesmo nunca chegou a tocar em um, hoje conversaremos por aqui a respeito de alguns pontos que são determinantes para que muitos guitarristas façam a opção por usar bons amplificadores valvulados.
Todos nós guitarristas sabemos de um jeito ou de outro que existe uma mística em torno dos amplificadores valvulados, tendo muitos modelos ganhado ao longo dos anos um status de lenda (vide o caso dos amplificadores mais clássicos). A parte que me deixa mais feliz nessa história é que toda essa vibe em torno dos amplificadores valvulados não é nem de longe desmerecida. Essas crianças merecem cada gota de respeito que pudermos oferecer. São esses valvulados que levaram alguns estilos, como o Rock, a serem o que são hoje.
Por isso, hoje nós vamos conversar sobre quatro aspectos que vão te levar a escolher um amplificador valvulado para acompanhar suas guitarras e pedais por toda a sua jornada com a música. Vamos nessa!
1. O amplificador valvulado tem muita DINÂMICA!
Quem ja teve o prazer de passar um tempo tocando num bom amplificador valvulado sabe exatamente do que eu to falando. Quando você tem um amplificador valvulado com um bom volume, uma guitarra plugada, a diferença entre a guitarra com o controle de volume quase fechado e com o controle de volume todo aberto é gigante! E essa dinâmica que o controle de volume nos dá é apenas um exemplo da dinâmica de um valvulado.
Por exemplo, se você toca em sua guitarra usualmente de maneira suave, vai ser muito perceptível a diferença que terá a partir do momento em que você passar a palhetar com mais força e intensidade. Sempre haverá algumas resposta diferente, com mais crunch e sustain.
A dinâmica de um amplificador valvulado é imbatível!
2. Não existe nada com o TIMBRE de um bom amplificador valvulado
O amplificador valvulado tem (cada modelo com suas característica) timbres fantásticos. As características de geração de harmônicos das válvulas, são muito diferentes das características dos transistores e, em termos simples, esse é um dos fatores determinantes para a distorção ou mesmo um leve crunch de um amplificador valvulado ter um som tão agradável, pra não dizer lindo.
Existem muitos estudos que tentam aproximar equipamentos transistorizados ou microcontrolados do timbre de um amplificador valvulado, no entanto, a possibilidade de isso acontecer é muito mas muito pequena mesmo. E isso acontece unicamente por um motivo. O comportamento das válvulas pode variar conforme uma variedade enorme de fatores, o que torna praticamente impossível prever o comportamento de um amplificador valvulado e poder simulá-lo adequadamente (apesar de termos bons casos de simulação por ai).
3. A COMPRESSÃO do amplificador valvulado
Pegue a sua guitarra, plugue no seu transistorizado, abra todo o volume da guitarra e toque uma nota em qualquer casa da guitarra. Um nota só, um dedo apenas, pressionando uma corda e talvez fazendo um bend. Qual o resultado? O som foi fantástico? Acredito que não muito.
Agora, se tiver um amplificador valvulado em mãos, faça o mesmo teste. Qual o resultado?
Com certeza você deve ter percebido um som mais rico, com um pouco mais de sustain e um pouco mais comprimido (dependendo do volume que se encontrava o seu amplificador). Essas características estão presentes em todos os bons amplificadores valvulados e são parte determinante do timbre animal dessas máquinas.
A compressão é o que da ao amplificador valvulado um maior sustain e uma resposta mais equilibrada ao guitarrista. Por esse motivo é bem comum vermos guitarristas que usam sua guitarra plugada direto no amplificador valvulado (Vide Neil Young) e usando apenas a distorção das válvulas e muito volume para atingir o timbre procurado.
O que você acha dessa ideia? Para implementar essa ideia junto com alguns pedais você pode usar o seu loop de efeitos também.
4. O valvulado é pura VERSATILIDADE!
Tocar em um amplificador valvulado é ter controle total sobre o seu timbre e sobre a pegada.
É muito comum vermos o mesmo pedal, por exemplo, reagir de formas muito diferentes em amplificadores valvulados diferentes. E esse é um ponto extremamente positivo. É possível percebermos que cada controle, cada mudança de guitarra, de pegada, faz toda diferença no timbre final. O amplificador valvulado joga a responsabilidade do bom timbre para o guitarrista. Cabe a você encontrar o caminho do seu timbre e do seu equipamento para fazer o encaixe com o seu ampli valvualdo.
Nos testes que fizemos com alguns pedais, a diferença de timbre entre valvulados e transistorizados iam muito além de qualquer mojo. A variedade de timbres, combinações, efeitos é infinita em um amplificador valvulado. Vale cada segundo de testes.
____________________________
Um amplificador valvulado é um parque de diversões para um guitarrista. É pura alma e puro Rock. Se você ainda não teve a oportunidade de tocar em um, por favor, providencie uma maneira de fazer isso e se possível grave e mostra pra nós por aqui.
E ai, o que acham dos valvulados?