Loop de efeitos – Você sabe como usar?
Por Jorge Lopes
Você usa um amplificador de médio ou grande porte? Algum amplificador que tenha 30 watts ou mais? Seu amplificador tem dois conectores nomeados “Send” e “Return” e você não tem ideia de como usá-los corretamente? Se você se encaixa nessas descrições acima então você tem um aplificador com um loop de efeitos e até agora não está utilizando uma funcionalidade muito interessante (e polêmica) do seu amplificador. Hoje vamos falar sobre esse recurso – que não chega a ser um efeito mas trabalha com eles – que hoje é muito comum em vários amplificadores e que tem o intuito de manter o nosso som menos degradado possível.
1. O que é um Loop de Efeitos?
O Loop de efeitos é um recurso que apareceu primeiramente nos amplificadores mais sofisticados e caros e hoje já é comum em muitos modelos mais populares. A sua principal função é inserir determinado efeito na cadeia de sinal do amplificadores.

Nesse momento você pode se perguntar: Mas perai, amplificador tem cadeia de sinal? Tem sim e ela consiste basicamente em Pré amplificação e estágio de potência (power).
Quando o sinal da guitarra passa pelo pré amplificador, esse já deixa o sinal em um nível bem mais alto do que ele tinha quando saiu da guitarra para que assim seja capaz de excitar o amplificador de potência. É ai que entra o Loop de efeitos. Ele permite que você insira um efeito após o sinal ser “Pré amplificador” no primeiro estágio de maneira que ele chegue ao estágio de potência muito menos afetado pelas perdas que o pedal de efeito possa causar.
2. Qual efeito eu devo usar no Loop de Efeitos?
Agora que você já entendeu basicamente deve estar ai se perguntando: Ta bom, mas qual efeito que eu devo colocar no loop e por que?
Como a gente havia comentado brevemente quando falávamos sobre a ordem da cadeia de pedais existem vários efeitos que naturalmente degradam o sinal da guitarra. Em muitos casos isso não acontece devido a problemas de construção ou coisas do tipo mas sim provém da natureza dos componentes do efeito. Dessa forma, quando usamos efeitos como: Delay, Chorus e efeitos baseados em tempo em gera o nosso sinal sofre um pouco e normalmente é alterado. Mas essa alteração não é normalmente bem vista pois o que acontece é que devido ao sinal de baixa amplitude da guitarra, somada algumas vezes a uma grande cadeia de pedais, quando o sinal chega nesses pedais, os picos das ondas são perdidos, acarretando sobretudo uma perda de brilho e dinâmica do som de maneira geral.
Devido a esses problemas é que o Loop de Efeitos apareceu como solução. Quando usamos um efeito plugado no Loop, o sinal usado será o que sai do Pré amplificador, sou seja, com amplitude bem maior e que, mesmo com a perda terá uma diferença no resultado final praticamente imperceptível.
3. Tipos de Loop de Efeitos

– Loop de efeitos em Série:
Nesse tipo de loop, o pré-amplificador é totalmente desconectado do invesor de fase que precede o amplificador de potência e conectado aos efeitos. Sendo assim, todo o sinal será processado pelos efeitos conectados ao loop e voltará ao amplificador.
Esse tipo de conexão é excelente quando você quer usar efeitos como compressores, equalizadores, tremolos e até mesmo wah wah’s.
O único contra desse efeito é que, como todo o sinal será processado nos efeitos, continua existindo o risco de termos perda na qualidade do sinal caso você tenha algum pedal que seja um vampiro em termos de timbre.
Loop de efeitos Paralelo:
Nesse tipo de loop, o pré amplificador e o amplificador de potência não são totalmente separados. O sinal é divido, uma parte vai diretamente ao estágio de potência enquanto a outra parte vai para ser processada pelos efeitos conectados ao loop.

Esse tipo de conexão trabalha de maneira fantástica com a grande maioria das modulações uma vez que adiciona uma camada a mais de versatilidade, pois a divisão do sinal pode trabalhar como um controle de Mix. Por conta disso deve ser ter muito cuidado ao usar os controles de Intensidade e similares pois o sinal já está sendo divido pelo próprio loop.
A principal vantagem desse tipo de loop é que o sinal, por ser divido, fica praticamente imune a qualquer pedal sangue-suga que você tenha plugado no loop.
________________________________________________
Bem, espero que esse post ajude a sanar algumas das dúvidas sobre Loop de efeitos e principalmente sobre como aproveitar esse excelente recurso que muitos de nós hoje temos à mão. Usem, testem, abusem do seu Loop que certamente vão conseguir resultados excelentes!
Contem nos comentários os resultados que conseguiram e como costumam usar o loop.
Um abraço e até a próxima.