Amplificadores Valvulados nas mãos dos guitarristas Brasileiros
A inclusão do músico brasileiro no mundo dos valvulados
Por Jorge Lopes. Aficcionado por Amplificadores valvulados!
Sabe aquele crunch, dinâmica ou mesmo aquele drive nervoso que ouvimos nos nossos bons discos de Rock? Pois bem, aquilo ali, com toda certeza é um valvulado gritando e fazendo a sua parte que é ser o próprio Rock ‘n’Roll.
No entanto, por muitos anos nós guitarristas brasileiros ficamos reféns de uma situação complicada: Ou pagávamos valores exorbitantes para termos bons valvulados de marcas consagradas como Fender, Marshall e outros, ou nos contentávamos com a qualidade sofrível (pra não dizer ridícula) que os produtos fabricados por aqui apresentavam. No entanto, para a nossa felicidade, esse cenário já está drásticamente mudado e continua evoluindo cada vez mais. O Brasil hoje, tem uma indústria musical muito ativa e bons nomes no âmbito dos amplificadores valvulados.
Vale ressaltar que o Brasil continua sendo um país onde ter sua empresa e operar de maneira legal é um desafio e tanto ( e como!), e aliar isso a produtos, no caso amplificadores valvulados de alta qualidade e com preço competitivo, faz dessa vitória um feito ainda maior.
Baseado nisso, vou citar três marcas que vem fazendo, e muito bem, a sua parte no mundo dos amplificadores valvulados, e munindo os músicos brasileiros de equipamentos cada vez melhores.
1. Gato Preto Classics
A Gato Preto Classics está por ai desde 2010 com o seu carro chefe, o Viralata que ja foi citado e destacado por aqui quando falamos de amplificadores valvulados de baixa potência. Começo falando da Gato Preto pois, na minha opinião eles entenderam um fator que é primordial para o mercado Brasileiro; os guitarristas brasileiros precisavam mesmo é de um bom amplificador valvulado, precisavam de uma porta de entrada tanto em preço quanto em recursos. E nisso eles acertaram em cheio.
Com 2 12AX7 no pré e uma EL34 no Power, o Viralata é um valvulado pequeno, voltado para o guitarrista que gosta de muito rock ‘n’ roll e bons timbres saturados. Entrega 10 watts (em classe A) de puro timbre. Mostra um excelente custo beneficio, boa construção e um suporte fantástico da galera da Gato Preto.
2. Alien Amplificadores
Altamente respeitados dentro do mundo valvualdo, com vários exemplares já rodando o mundo e mostrando uma nova leva de amplificadores valvulados para atender a um escopo maior de gostos e estilos. Essa é a Alien Amplificadores como conhecemos hoje. A Alien começou com o Rocket e posteriormente apresentou o Five – que ja citamos por aqui – , ambos que já sairam de linha, conquistou uma grande confiança e respaldo no mercado brasileiro, principalmente dentre a galera que curte um timbre High Gain. O Alien Evolution que o diga. Para completar o time dos amplificadores, a Alien oferece também dois modelos de alto falantes que casam perfeitamente com os timbres dos seus amplificadores valvulados.
A Alien tem suas vendas feitas a partir do contato dos interessados com a marca via email, a Alien ja se destaca por construir relações de extrema confiança com os seus clientes. A qualidade dos produtos e conhecimento da equipe são inquestionáveis. Volta e meia somos brindados com boas doses de detalhes técnicos sobre a construção dos amplificadores.
3. Acedo Áudio
Com um vasto número de Amplificadores Valvulados, que vão desde modelos pequenos até modelos que chagam aos 100 watts, a Acedo Áudio já é um nome sólido no mercado brasileiro de valvulados. Como podemos ver no material disponível no site da Acedo, a empresa oferece hoje amplificadores que variam desde modelos focados em bons timbres limpos, passando por amplificadores com vários canais, com foco na versatilidade e chegando a amplificadores com uma boa característica High Gain.
Fora a versatilidade de ter amplificadores valvulados de vários tamanhos e característica, a Acedo tem o cuidado de fabricar os seus prórprios transformadores e falantes. Ou seja, toda a produção é feita em casa sob especificação e cuidados do próprio Paulo Acedo, fundador da empresa.
__________________________________
Hoje em dia, nós guitarristas brasileiros podemos dizer que não estamos mais órfãos de bons equipamentos para fazermos o nosso som. Posso afirmar com certeza que temos variedade suficiente para atender guitarristas de qualquer estilo.
No entanto ainda temos uma rejeição dos músicos brasileiro com relação ao equipamento feito por aqui e isso tem que mudar! Estamos no mesmo nível do restante do mundo.
Pensem a respeito e comentem com a gente, quais as outras marcas brasileiras se destacam pela qualidade?
Quer conversar ainda mais com a gente? Entra na nossa lista!
Um abraço
Jorge