Amplificadores valvulados de baixa potência – Os cinco primeiros
By Jorge Lopes
Outro dia um amigo sugeriu que eu fizesse um post sobre amplificadores de baixa potência que estão disponíveis no mercado. Sendo esse um tema que é muito útil para maioria dos guitarristas brasileiros resolvi pesquisar principalmente os que estão disponíveis no mercado brasileiro e é aqui que me lembrei do quanto a gente sofre. Temos poucas boas opções (mas muito boas, por sinal) com preços que são compatíveis com os importados. Quanto aos importados, conseguimos boas opções em sites ou empresas que trabalham com importação de equipamentos mantendo um preço competitivo.
Falaremos aqui hoje, de cinco amplificadores que estão disponíveis pra nós brasileiros no mercado seja novo ou usado. Ou seja, eventualmente um desses amplificadores deixarão de ser comercializados mas como poderão ser encontrados sendo vendidos usados eles continuarão aparecendo aqui. Vamos lá!
1. Tiny Terror – Orange:

Essa pequena máquina vinda lá da terra da rainha é totalmente o oposto do que aparenta pelo tamanho. Dotada de um timbre muito poderoso, cheio e dinâmico é muito mais do que uma opção de baixa potência. Por isso é também muito recomendado para aqueles que gostam de tirar aquele timbre Rock ‘n’ Roll a partir do drive vindo das válvulas de pré e do Power.
Recomendado para pequenas apresentações pode ser facilmente utilizado em locais maiores desde que devidamente microfonado. E posso dizer a vocês, fala muito alto!
Vale lembrar que, na opção padrão é vendido apenas o cabeçote, sendo necessária a aquisição da caixa em separado, mas também existe a versão do Tiny Terror em Combo assim como em versões modificadas e versões para baixo.
Features:
- 15 watts com opção de atenuar para 7 watts.
- Controles: Ganho, Volume e Tone
- Válvulas Pré: 2 x 12Ax7
- Válvulas Power: 2 x EL84
- Saidas Alto Falantes: 8 ohms, 16 ohms e 2 x 16 ohms para o uso em paralelo.
2. Nightrain – Vox

A primeira coisa que você notará no Vox Nightrain é o seu visual matador. Sim, o amplificador é lindo! Mas acreditem, essa não é sua característica mais marcante. Essa criança tem um som encorpado aliado a um crunch com muita presença e definição, típica dos amplificadores Vox quando saturados. Entrega 15 watts e um timbre muito característico. É um perfeito amplificador para aqueles que buscam os timbres clássicos dos Vox (principalmente timbres saturados) com um volume mais baixo, afinal, não é todo mundo que pode tocar um AC30 em casa a todo volume, né?
Mas não se deixem enganar, esse pequeno também é capaz de nos entregar lindos timbres limpos com um Headroom considerável para o seu tamanho. Se mostra no fim das contas um amplificador muito versátil apesar de pequeno
Além do mais, o amp vem equipado com a possibilidade de alternar a potência de saida, de modo que você possa ajustar da maneira que melhor se encaixar no seu estilo de uso.
Assim como o exemplo anterior, o Vox é vendido como cabeçote, no entanto tem também a caixa da sua série que se encaixa perfeitamente com ele tanto em som quanto em design. Mais uma vez a Vox arrasa e nos entrega um produto de respeito. Vamos às características da criança:
Features:
- 15 watts que podem ser atenuados usando-se as opções Pentodo e Triodo no painel frontal
- Controles: Gain, Treble, Middle, Bass, Volume.
- Válvulas Pré: 2 x 12AX7
- Válvulas Power: 2 x EL84
- Saidas alto falantes: 8 ohms, 16 ohms
O Nightrain tem, em seu design, muito em comum com o Tiny Terror, no entanto cada um traz todas as características marcantes de seus predecessores e, em um teste lado a lado, você não diria nunca que tem configurações e construção parecida.
Então chega de falar e vamos sacar o som da criança:
3. Vira Lata – Gato Preto Classics

Como costumam dizer os amigos da Gato Preto, “Válvulas são poesia pura” e levando isso muito a sério trouxeram ao mercado brasileiro um amplificador totalmente autêntico e que fala muito! O Vira Lata.
Trata-se de um amp pequeno (apenas no tamanho) cuja aparência minimalista já nos da o recado direto do objetivo: Falar alto. Dotado de 10 watts SE o Vira Lata é uma EXCELENTE opção pra quem busca lindos timbres saturados a um preço bastante justo. E, se você não esperava produtos de qualidade vindos do Brasil a preços justos aqui você começa a se surpreender.
Fabricado no formato cabeçote, você tem a opção de adquirir a caixa da mesma empresa, caixa essa que vem equipada com falante Eminence GB128 garantindo o timbre vintage que sai desse gato nervoso. Soar bem e estar pronto para um bom Rock ‘n’ Roll é o que o Viralata promete e cumpre muito bem. A Gato Preto é uma marca nova que certamente vai fazer história no cenário musical brasileiro.
Features:
- 10 watts class A SE
- Controles: Volume, Bass, Mid, Treble, Gain
- Válvulas Pré: 2 x 12AX7
- Válvula Power: 1 x EL34
- Saídas alto falantes: 8 ohms, 16 ohms
Com design vintage/rústico, timbre matador, fabricação nacional o Viralata é uma das grandes opções que temos hoje que chegam para nos encher de orgulho e satisfação de ver, apesar de tantos fatores contra, produtos de alto nível sendo produzidos por aqui. Falatório is over, vamos ouvir a animal:
4. Blues Jr – Fender

Que a Fender é uma das maiores fabricantes de instrumentos e amplificadores do mundo ninguém duvida. Que ela construiu e continua construindo clássicos equipamentos desde a década de 50 também não se discute. E esse pequeno monstro que falaremos agora já pode ser considerado um desses clássicos. Estamos falando do Fender Blues Jr.
Dotado do timbre brilhante característico dos amplificadores Fender, o Blues Jr. não deixa nada a dever aos seus irmãos maiores. Entrega 15 watts de muita história e boa música. Equipado com um Reverb de mola que confere ainda mais versatilidade a esse amp, ele apresenta todas as características tradicionais dos amplificadores Fender e hoje é produzido em sua versão III, que vem com o visual Blackface já tão conhecido (exceto em casos de edições especiais). O Blues Jr é uma excelente plataforma que se adapta a quase qualquer estilo, sendo largamente usado por guitarristas dos mais variados nichos devido a sua versatilidade, que é ainda aumentada quando usado a opção ‘Fat’, que confere um som gordo e encorpado a essa pequena fera.
Esse é o único da nossa lista que é fabricado apenas no formato combo, no entanto tem saídas para caixas externas para o caso de você querer dar mais ‘vida’ a essa fera.
Features:
- 15 watts em design compacto
- Controles: Volume, Master, Middle, Bass, Treble, Reverb,
- Válvulas Pré: 3 x 12AX7
- Válvulas Power: 2 x EL84
- Saídas alto falantes: 8 ohms
Vamos ouvir do que ele é capaz!
5. Five – Alien

Deixei esse por último de propósito. Primeiro por ser um amplificador cuja fabricação já parou. Ai você deve se perguntar “Ah, então pra que eu quero saber desse amp?”. Eu te respondo: Se você é brasileiro, guitarrista e se importar em ter um timbre fantástico você tem que conhecer a Alien e os seus amplificadores.
Assim como a Gato Preto a Alien vem fazendo no Brasil um trabalho de dar inveja a muito gringo. Aliás, inveja não dá por que os gringos também compram os amplificadores Alien. São equipamentos projetados e construidos com muito cuidado por quem realmente entende e se importa com o assunto. Os caras, liderados pelo Ronaldo, realmente tem interesse em ouvir e atender os guitarristas que se interessam por seus equipamentos e isso, num país como o nosso, onde atendimento é tão precário, faz muita diferença.
Falemos do Five. Esse amplificador, projeto e fabricado pela Alien, teve um periodo de vida curto porém de muito sucesso. Entregando 5 watts de puro Rock e atitude o Five trazia uma construção minimalista ou customizada ao gosto do cliente, muito bem acabada e com materiais de muita qualidade. Um amp cujo timbre é totalmente focado no Crunch, ou seja, se você estiver procurando por um Amp com um lindo som limpo, esse não é pra você. Foi desenhado pra quem busca som e atitudes Rock ‘n’ Roll: Muito Crunch e muito Punch!
Fabricado em formato cabeçote ou combo, conforme encomenda. Atualmente fora de fabricação.
Features:
- 5 watts SE Class A
- Controles: Gain, Master, Bass, Treble
- Válvulas Pré: 2 x 12AX7
- Válvulas Power: 1 x EL84
- Saídas alto falantes: 4 ohms, 8 ohms
Apesar de ter parado de fabricar o Five, a Alien anunciou recentemente que já tem novos produtos engatilhados desde potências menores como 18/20 watts até potências maiores como o Evolution (já no mercado) de 100 watts.
Vamos conferir o som desse pequeno:
É isso ai galera, essa é só a primeira parte. Em breve traremos outros pequenos gigantes que valem muito a nossa atenção! E não fiquem de fora da nossa lista de emails!