Mini8 – As primeiras impressões!
Um pequeno valvulado que fala muito alto! Veja as impressões sobre o canal limpo do Mini8
Por Jorge Lopes. Nesses últimos dias, tirando tudo que o Mini8 tem a oferecer! (e é bastante coisa!)
Fala galera, tudo bom com vocês? Por aqui tudo ótimo, variando os dias entre a Música e a Copa do Mundo.
Vocês se lembram de quando eu falei aqui no site sobre os Amplificadores Valvulados fabricados no Brasil? (se não se lembra, de uma olhada por que vale muito a pena!). Comentei sobre alguns ampliicadores que havia testado até o momento e falei sobre suas características e o que achava a respeito (Essa lista não incluiu o Mini8, que eu não conhecia até aquela época).
Depois desse post, aconteceu uma coisa muito interessante. Deixa eu contar essa história pra vocês:
Depois que o post foi ao ar, várias pessoas comentaram dizendo as suas impressões, comentando sobre os Amplificadores valvulados mencionados e tudo mais.
Dentre os comentários, eu recebi um comentário do Filipe Carneiro, mencionando que o amplfiicador Mini8 da Sollo Amps deveria estar nessa lista. Logo na sequência, respondi pra ele que não conhecia o Mini8 e que apenas havia incluído os amplificadores que já havia testado.
Pouco tempo depois o Filipe entrou em contato perguntando se não teria interesse de testar o Mini8 e compartilhar aqui com vocês as minhas impressões. Aceitei.Conforme falei com ele, vocês seriam avisados que esta seria uma análise encomendada pela Sollo Amps, no entanto ele será feito de forma totalmente HONESTA!
O Mini8 – Um pequeno grande valvulado
O Mini8 da Sollo Amps é um pequeno amplificador valvulado que entrega 8 watts operando em classe A, contando com duas válvulas 12Ax7 no pré e uma EL84 no power.
Essa clássica combinação entrega um timbre firme quente e de uma versatilidade incrível!
Além disso, o Mini8 possui Loop de efeitos totalmente valvulado, 2 canais (um limpo e um sujo) com configurações independentes que tornam essa pequena fera ainda mais notável e versátil.
O canal limpo, possui apenas um controle de volume. É através desse controle de volume que você pode saturar o seu canal limpo e conseguir um bom crunch.
No canal sujo, existem configurações de Graves, Médios e Agudos, além dos controles de Volume e Ganho. No canal sujo é totalmente possível conseguir tirar timbres de Blues moderno, Rock Clássico, Hard Rock, heavy metal e muitos outros. Vale demais passar oras testando!
O Mini8 – As primeiras Impressões
Ao receber e desembalar o Mini8, a primeira impressão que tive foi; “Esse amplificador vem completo!”;
O Amp já vem com o footswitch, que permite alternar entre os canais, além de, o cabeço te vir em um Bag muito prático que permite que você guarde o cabeçote, o footswitch e alguns cabos, como você pode ver na imagem abaixo:
O Gabinete vem também com uma capa muito bem feita para protegê-lo contra poeiras e impactos leves.
O Mini8 – O timbre do canal limpo
Então vamos ao que interessa; vou falar aqui hoje pra vocês de quais foram as minhas impressões ao testar o canal limpo do Mini8.
Como todo amplificador valvulado, a pressão sonora e a resposta a determinadas frequências varia bastante dependendo do volume que você esteja usando e de quão saturadas estão as válvulas (óbviamente, haverá variação dependendo da saída dos captadores utilizados). Deixe-me te mostrar alguns exemplos;
Stratocaster;
Sendo assim, utilizando uma Stratocaster equipada com captadores Single de saída baixa, a resposta é sensacional com o controle de volume a partir das 12hs (metade). Ouça ai no áudio abaixo:
Conseguiu perceber como esse amplificador respeita a dinâmica da guitarra e do guitarrista? É impressionante a capacidade de resposta desse amp.
Les Paul
Quando passamos a utilizar uma guitarra equipada com Humbuckers, onde a saída já é bem maior do que os singles usados anteriormente, a coisa muda de figura. A resposta completamente Clean acontece até ¾ da volta do controle de volume, começando a saturar e mostrar um bom crunch depois disso.
Com o controle de volume setado em 12hs como anteriomente, o timbre é cheio, completo e muito muito rico, ouça no áudio abaixo:
E ai o que achou? Muito bom heim?
Como vocês puderam ver nos áudios acima, o amplificador se comporta muito bem em timbres limpos, caso não seja necessário ter um nível alto de volume. Isso é especialmente especial pois, mostra a versatilidade desse pequeno valvulado.
Caso você queira tocar em ambientes maiores e queira manter o clean intacto, você sempre tem a opção de microfonar o amplificador (como foi feito para essa gravação) e jogar o sinal no sistema de som do lugar onde for tocar.
Por outro lado, se você decidir levar o volume até o final usando uma Les Paul, você já vai se deparar com um bom Overdrive valvulado, dinâmico e bem saturado! Veja só;
Se você curte gravar o seu som, trabalha como freelancer ou coisa do tipo, o Mini8 também se mostra uma boa alternativa para você. Para gravação, você facilmente conseguirá bons timbres limpos e excelentes timbres sujos (que abordaremos no próximo post), o que te possibilita cobrir uma grande gama de possibilidades.
O que eu gostei
- O amplificador é muito bem construído e acabado.
- O alto falante utilizado responde muito bem às características do amplificador
- O canal limpo oferece bastante volume (mesmo para um valvulado de 8 watts)
- Com uma Stratocaster é possível tirar um timbre limpo de praticamente todo o curso do volume do amplificador.
O que eu não gostei
- A resposta de graves no canal Limpo é limitada para guitarras com saída baixa e moderada
- A ausência de qualquer controle de equalização no canal Limpo. Acredito fortemente que um controle de Tone apenas adicionaria uma variedade enorme de possibilidades adicionais ao canal.
Conclusões (sobre o canal limpo);
O canal limpo do Mini8 da Sollo Amps se mostrou bastante versátil, mesmo não tendo nenhum controle de equalização. Trata-se do básico da amplificação valvulada, onde você trabalha o seu timbre através do seu set de Pedais, da equalização da sua guitarra, do volume do amplificador e, acima de tudo do volume da guitarra.
A quantidade de volume oferecido pelo canal limpo me surpreendeu dada potência oferecida pelo amp, por outro lado, usando-o com a stratocaster, a resposta de graves foi baixa, o que de certa forma já esperava dada a potência do amplificador.
* * * * * * * *
Na próxima semana deverei publicar a análise completa do canal sujo do Mini8.
O canal sujo conta com um controle de volume, um controle de ganho e controles de Equalização (graves, médios e agudos).
Mas antes disso, me conta ai nos cometários o que você achou do canal limpo até aqui!