• Página Principal
  • O que é o Máquinas de Música?
  • Blog
  • Faça sua pergunta
  • Contato

Máquinas de Música

Melhorando o mundo da música, um guitarrista por vez.

  • Como escolher seu Amplificador
  • Como usar os efeitos
  • Entenda o seu Overdrive
  • A ordem dos seus Pedais

VOX AC30 – O clássico timbre britânico

07/02/2012 by Jorge Lopes 7 Comments

A história do clássico timbre do VOX AC30

Como esse som marcou a entrada do Reino Unido no Rock ‘n’ Roll mundial.

Por Jorge Lopes
Hoje começo uma leva de artigos sobre alguns dos amplificadores marcantes na histórica da música mundial e principalmente na história do Rock. Vamos começar:

Vox AC30
TV front – A marca do VOX AC30
Fim da Década de 50. O rock ‘n’ roll se tornava febre dentre os jovens de classe média da Inglaterra, e, assim sendo, bandas de Rock, Blues e Rockabilly brotavam por toda parte. Os shows ficavam cada vez mais lotados e o barulho tanto das bandas quanto do público era cada vez maior.
Conforme as bandas de Rock, Rockabilly e Blues se tornavam cada vez mais populares na Inglaterra, os requerimentos por mais volume iam aumentando gradativamente. Nessa época o Vox AC15 era a vedete dos guitarristas. Por ser fabricado na própria Inglaterra levava uma enorme vantagem em cima dos famosos Fender, que eram fabricados nos EUA, além do timbre matador. No entanto, conforme os shows ficavam maiores e mais barulhentos, a necessidade de mais volume ficou cada vez mais evidente e a concorrente de uma boa (e muito cara para os ingleses da época) solução para o problema; O Fender Twin.

 

Foi a partir dessa necessidade que deu-se inicio o desenvolvimento do que viria a ser o Vox AC30. Nascido para ser o irmão maior do AC 15, esse clássico tomou de assalto o set de vários dos artistas mais famosos da época. Inicialmente com o design um pouco diferente do que conhecemos hoje, design esse que lembrava visualmente os amplificadores Fender da época, logo passou por algumas mudanças estruturais, como a alteração do pré que passou a contar com válvulas ECC83 (12AX7) devido a sua confiabilidade. Na parte de potência as EL84 eram responsáveis por dar o timbre e o crunch tão conhecido e até hoje tão famoso do Vox AC30. O seu timbre é a sua principal característica. Se colocando no meio termo entre os Fender e os Marshall em termos de ganho, acaba sendo um amplificador extremamente versátil e dinâmico que, responde muito bem ao estilo de tocar de cada guitarrista.

VOX AC30 - Classic
Visual clássico do AC30, como foi revelado ao mundo pelos Beatles
Nessa leva de mudanças também apareceu o visual que se tornou marca registrada dos amplificadores Vox. Em pouco tempo os amplificadores Vox passaram a fazer parte do som dos mais populares artistas ingleses da época. Entre esses artistas estavam Os Beatles, que foram os principais usuários e responsáveis pela popularização da Vox pelo mundo assim como o seu som característico.
A essa altura, os AC30 já saiam da fábrica na configuração Twin, onde eram equipados com dois alto falantes Celestion 12”
O timbre, frequentemente referido como “British tone” é a marca registrada desse amplificador que foi fabricado em muitas versões diferentes ao longo do tempo. As versões que ficaram mais famosas e são merecedoras de maior destaque são:

 

Vox AC30 Classic:

Configuração com um canal limpo e um canal com tremolo. Cada canal possui duas entradas, uma para alta e outra para baixa impedância.

 

 Vox 1964 AC30 Top Boost:

A partir de 1964 a configuração Top Boost deixou de ser um opcional e passou a ser um padrão. Dessa forma o AC30 passou a ter 3 canais normalmente o Boost chanel, Normal e o Vibr/Trem que já explicamos no post sobre vibrato e tremolo.


Como você pode perceber nas imagens abaixo o painel do Vox AC30 Top Boost mudou ao longo do tempo, passando por alguns modelos até chegar a esse com tom avermelhado que hoje temos no mercado.
As duas séries citadas são apenas algumas das muitas séries e reedições pelas quais o AC30 passou ao longo do tempo. Cada uma delas vale uma conferida especial e cuidadosa, pois normalmente é feito um trabalho fantástico na confecção desses equipamentos.
AC30 Old Top boost Panel
Antigo painel usado nas primeiras edições do AC30 Top Boost
Vox AC30  - Top Boost
Painel do AC30 Top Boost Atual

Alguns artistas foram responsáveis por consagrar o timbre do Vox AC30 e colocá-lo entre os sons responsáveis por moldar a história do Rock ‘n’ Roll. Veja abaixo alguns usuários desse amp.

– George Harrison
– John Lennon
– Brian May
– The Edge
– Tom Petty
– Ritchie Blackmore
  Entre muitos outros.
Vox AC30 Handwired Series
Vox AC30 Handwired Series – Acabamento que mescla o visual tradicional com o dos primeiros AC30 lançados ainda na década de 50

Veja abaixo alguns videos desse clássico e tire suas próprias conclusões a respeito.

 

 

Essa foi só uma leve pincelada na história desse clássico, certamente falaremos sobre o Vox AC30 e sobre a VOX com mais detalhes em posts futuros. Comentem com suas impressões e opiniões a respeito desse clássico

Abraços.

Jorge

Filed Under: Amplificadores Tagged With: 12'', AC30, Amp, Amplificador, Beatles, Brian, Britânico, British, Crunch, Drive, EL84, Fender, Handwired, Inglês, May, Queen, Ritchie Blackmore, Rock, Roll, The Edge, Timbre, Top Boost, Twin, Vox

About Jorge Lopes

Engenheiro, leitor e músico.
Vive a paixão pela música diariamente, seja tocando, compondo, escrevendo, modificando pedais ou desenvolvendo novos equipamentos para a Django Pedais.

Copyright © 2023 · Magazine Pro on Genesis Framework · WordPress · Log in