Set de pedais matadores de cinco grandes guitarristas

Cinco Sets de pedais matadores explicados por quem entende do assunto

 

By Jorge Lopes

Esses dias eu tava conversando com um conhecido sobre os equipamentos que os grandes guitarristas vem usando e dai me veio a ideia de compartilhar alguns por aqui. O que vocês acham que os caras tem que usar? Tudo que tem a disposição pra fazer um sonzão? Ou só o básico pra tirar o timbrão de que eles tão a fim?  Na lista que segue tem de tudo, tem cara que é minimalista e faz aquele som animal e tem cara que é animal a ponto de usar milhares de pedais e acessórios na maioria das vezes por praticidade. Alguém ta errado nessa? Na minha opinião nenhum dos dois. O que importa é o som foda saindo!

Então vamos começar essa bagaça, espero que vocês sugiram outros nomes que ai adiciono num próximo post.

1 - Joe Satriani

 

Vamos começar pelo cara que é referência em técnica e habilidade com a guitarra e que, recentemente passou a fazer parte de uma banda de Hard Rock que é uma porrada a cada música, o Chickenfoot. No video abaixo o Satriani explica como é o set de pedais dele para a turnê da sua carreira solo, além de explicar como costuma usar vários dos seus efeitos (alguém aqui parece gostar de pedais Vox, heim?) . Podem ver que o cara não precisa de muito pra arrebentar com a guitarra!

2 – John Mayer

 

O cara tem dado o que falar lançando um álbum bom atrás do outro. Além do mais, vem trazendo de volta uma tradição da guitarra blues que não estava recebendo o merecido destaque nos últimos tempos.

O cara tem um puta feeling e um puta bom gosto na escolha do equipamento e, além de tudo, um dos mais reconhecidos técnicos de guitarra do cenário rock: Rene Martinez, que trabalhou também com Steve Ray Vaughan. Vamos sacar o vídeo abaixo onde o Rene explica detalhadamente o set usado pelo John. Alguém ai curte esse mix?

3 – Eric Johnson

Eric Johnson Black Strat

 

O cara recentemente fez uma puta turnê onde tocava somente Jimi Hendrix, e diga-se de passagem tocava MUITO alto! :) É reconhecidamente um puta guitarrista e um dos mais respeitados em termos de técnica, feeling e  conhecimento dos seus equipamentos. O que podemos ver da apresentação do seu set é que o cara presa muito pela variedade e pela praticidade no uso do seu set e, no fim das contas tira um sonzaço deles. Você pode conferir uns videos do cara caso não acredite que esse sujeito tão calmo seja um monstro na guitarra.

 4 - Dan Auerbach - The Black Keys

 

Eu realmente não faço a mínima ideia do quanto o The Black Keys é famoso aqui no Brasil. O que eu sei é que a banda é muito foda e que traz um novo folego pro Rock ‘n’ Roll purista. A banda é basicamente composta de guitarra e bateria, com adição de outros instrumentos em algumas músicas. Além do mais, o guitarrista e vocalista Dan Auerbach é muito bom no uso e na escolha dos equipamentos, formando um set matador. Fora tudo isso o cara tem um dos técnicos de guitarra mais estranhos que ja vi. Confere ai:

5 - Josh Klinghoffer – Red Hot Chilli Peppers

 

Josh Klinghoffer destruindo nas guitarras do Red Hot! Toca muito!

Esse eu deixei propositalmente por último por dois motivos:

  • Primeiro: O cara foi o centro de um burburinho quando o John Frusciante anunciou que estava de saída do Red Hot, nesse momento o Josh, que era guitarrista de apoio da banda, assumiu a titularidade na guitarra dos Peppers. Alguns fãs mais xiitas do Frusciante berraram, esperniaram, choraram, mas de nada adiantou, o cara ta la e ta mandando bem, querendo ou não.
  • Segundo: O cara usa um dos maiores sets de pedais que já vi na vida e, depois de ver a explicação do seu guitar tech, ninguém pode recriminar o cara (eu pelo menos não faria isso) e dizer que ele está exagerando ou esnobando no uso de muitos pedais. A busca pela comodidade, principalmente quando você pode pagar por isso é realmente uma coisa válida.

Saquem só esse set:

É isso ai, agora, o que vocês acham desses sets ai? Exagerados ou simples demais? O que falta pra cada um deles? Me contem tudo!
Ah, e se querem muito mais conteúdo (exclusivo) se liguem na nossa lista de emails!

Comments

  1. Douglas says

    Aí velho, tá de parabéns.
    Muito bom o blog. Tudo muito bem explicado, e de forma acessível.
    Grande abraço, sucesso.

    • says

      Fala Douglas,
      muito obrigado, velho! O intuito é esse mesmo. Espero que você continue nos acompanhando. Novidades estão vindo ai e novos assuntos serão abordados. Ah, quase ia me esquecendo, se você tiver sugestão de assuntos que queira ver por aqui é só avisar a gente heim?!

      Um abaço.
      Jorge Lopes

  2. Heric says

    Geralmente sou um leitor voyeur (somente leio e não comento nada), mas vejo que muitos blogs excelentes deixam de existir por falta de feedback do público. Então para que você continue com os bons textos, aqui vai um salve de quem está acompanhando o blog e aguardando o resultado dos seus handmades.

    • says

      Fala Heric,

      cara, que bom ouvir essas palavras! Concordo com você, é assim mesmo, tem muito site/blog bom morrendo por ai por falta de feedback e isso, no fim das contas faz muita diferença!
      Agradeço pelas palavras e peço que sempre que tiver uma sugestão de um tema para abordar por aqui é só falar. Somos todo ouvidos! :)

      Quanto aos pedais, grandes mudanças virão. Incluindo site exclusivo com conteúdo muito bacana e com pedais disponíveis! Acompanhe a gente nas redes sociais:
      Facebook: https://www.facebook.com/DjangoPedais
      Twitter: http://twitter.com/#!/djangopedais

      Continue acompanhando um blog que será um prazer escrever pra vocês!
      Abraço

      Jorge

  3. Heric says

    Bom, já que você me pede uma sugestão, vou falar de um assunto que dá muitíssimo pano pra manga: como organizar os pedais no set, qual o segredo para obter um bom timbre (fora brincar muito com eles né!).

    A opinião de alguém que trabalha com isso e manja bem do assunto pode ajudar demais.

    • says

      Cara, muito boa sugestão! Vou começar a preparar um material, mas estive pensando em fazer algo mais elaborado e que tenha justificativa quanto às posições de cada pedal no set. Para que a sugestão de posicionamento faça sentido. Muito obrigado pela sugestão, brother! Sempre que tiver algo pra dizer é só falar com a gente.

      Abraço.
      Jorge

  4. says

    Não nego o talento do Josh. Porem eu devo dizer uma coisa que faz no mínimo um pouco de sentido. A grande maioria dos pedais do set dele são meio que uma forma de suprir ao máximo a perda dessa "Ostentação Pedalzística" causada pela saída do Frusciante. Aliás esse era outro que tinha um set de causar inveja. Acho que devia ter uns 100.000 dólares em pedal naquele set do tamanho de um painel de carro.

Trackbacks

Deixe uma resposta